Relações exteriores

Conflito Israel e Palestina: saiba como procurar ajuda do governo brasileiro

Itamaraty está monitorando a situação de brasileiros na Faixa de Gaza e oferece plantão via WhatsApp

11/10/2023 09:03
Conflito Israel e Palestina: saiba como procurar ajuda do governo brasileiro
Foto: Agência Brasil

 

O Governo Federal está atuando para trazer todos os cidadãos brasileiros que se encontram em Israel e na Palestina de volta ao Brasil. A situação está sendo acompanhada pela Embaixada do Brasil em Tel Aviv, capital de Israel, e pelo Escritório de Representação brasileiro em Ramala, capital provisória do Estado da Palestina. Ambos estão oferecendo assistência por meio de canais de atendimento para situações de emergência.

Os primeiros 211 brasileiros repatriados aterrissaram no Brasil na madrugada desta quarta-feira (11/10), em um voo da Força Aérea Brasileira (FAB). A repatriação é voluntária. Os interessados devem solicitar a repatriação por meio de um formulário, disponível neste link. Outras informações podem ser acessadas no site da Embaixada do Brasil em Tel Aviv.

Para quem está em Ramala, na Palestina, o contato pode ser feito por meio de WhatsApp, pelo número +972 (59) 205 5510. Já para os que se encontram em Tel Aviv, em Israel, o número a ser acionado é o +972 (54) 803 5858, também com acesso pelo WhatsApp. O plantão consular geral brasileiro do Itamaraty também pode ser contatado por meio do telefone +55 (61) 9 8260-0610.

A recomendação que o MRE faz aos brasileiros que ainda estão em área de conflito aguardando para regressar ao Brasil é evitar deslocamentos não essenciais. Estima-se que 14 mil brasileiros residam em Israel e seis mil na Palestina. Segundo o Itamaraty, a maioria deles está fora da área afetada pelos ataques, iniciados no último sábado (07/10), na Faixa de Gaza.

Em nota, o MRE afirmou que “o Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região”, e acrescentou que a Embaixada do Brasil no Cairo, capital do Egito, está dialogando com as autoridades egípcias para viabilizar a passagem segura através daquele País para brasileiros interessados em serem retirados da Faixa de Gaza. A fronteira da Faixa de Gaza com Israel se estende por 51 quilômetros. Já com o Egito são 11 quilômetros de extensão.

O ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, conversou com o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, na manhã desta quarta-feira (11/10). "Pedi a ele que nos apoiasse, nos ajudasse de modo a facilitar a passagem de ônibus com passageiros brasileiros que se encontram na Faixa de Gaza, pela passagem de Rafah, para que entrem no território egípcio, onde estarão a salvo", afirmou Mauro Vieira.

>> Leia mais: Itamaraty negocia repatriação de brasileiros com governo do Egito

O MRE também reiterou a orientação para que todos os que possuam passagens aéreas ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, a 20 quilômetros da capital israelense, e que continua funcionando.

Em suas redes sociais, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, afirmou que o País fará também esforços diplomáticos para uma convivência pacífica entre israelenses e palestinos.

"O Brasil não poupará esforços para evitar a escalada do conflito, inclusive no exercício da Presidência do Conselho de Segurança da ONU. Conclamo a comunidade internacional a trabalhar para que se retomem imediatamente negociações que conduzam a uma solução ao conflito que garanta a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo pacificamente com Israel dentro de fronteiras seguras para ambos os lados", publicou Lula.

Por: Agência Gov, com informações do Ministério das Relações Exteriores (MRE)
Texto: Daniella Cambaúva


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte