Esporte

Jogos Pan-Americanos Santiago 2023: Brasileiros conquistam 6 de 13 medalhas

Nadadores brasileiros subiram ao pódio no primeiro dia de disputas dos Jogos Pan-Americanos

21/10/2023 23:21
Jogos Pan-Americanos Santiago 2023: Brasileiros conquistam 6 de 13 medalhas
Foto: Divulgação/Ministério do Esporte


Teve par de ouros, pratas e bronzes, dobradinha feminina e muito Bolsa Atleta no pódio neste sábado (21/10), primeiro dia da natação dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. O Time Brasil caiu na piscina para a disputa das primeiras finais da modalidade, conquistando seis das 13 medalhas que o Brasil possui e ocupando a terceira posição no quadro geral, atrás apenas do México, segundo lugar, e dos Estados Unidos, em primeiro.

Atleta beneficiário da categoria Bolsa Pódio, Guilherme Costa foi o destaque brasileiro do dia ao conquistar o ouro e estabelecer o novo recorde pan-americano nos 400m livre, com 3:46'79". Guilherme já saiu da piscina deixando claro suas intenções no Chile. Ele também compete nos 800m, 1500m e revezamento 4x200m livres.

"O objetivo é começar bem a competição, com uma marca expressiva e os quatro ouros. Serão três provas bem difíceis porque são provas longas em uma competição curta, vai ser muito desafiador pra mim. Na temporada passada, comecei nadando 3'48", nessa eu já nadei 3'46, então isso mostra que eu estou no caminho certo", avaliou Guilherme.

Na final dos 400m livre feminino, as mulheres do Brasil também começaram bem o Pan com a prata de Maria Fernanda Costa (Bolsa Nacional), com o tempo de 4:06'68", e o bronze de Gabrielle Roncatto (Bolsa Olímpica), com 4:06'88. "É uma política muito importante o Bolsa Atleta. A gente sabe que é o tipo de benefício que ajuda muita gente pelo Brasil", lembrou Gabrielle.

Mesmo com a vitória de Paige Madden, dos Estados Unidos, as brasileiras comemoraram a conquista do índice olímpico. "É muito gratificante pra gente levar a natação brasileira e a natação feminina sempre pra evolução, reconhecimento e entrar para a história", comentou Maria Fernanda.

O desejo pelo extraordinário

Já o atual recordista pan-americano (Toronto), Leonardo Gomes de Deus, que recebe Bolsa Atleta categoria Olímpica, conquistou a prata nos 200m borboleta.

Aos 32 anos, com um currículo que ostenta uma final olímpica e quatro medalhas em Pan-Americanos, Leonardo disse que segue treinando para deixar um legado de persistência e motivação.

"É uma responsabilidade, porque eu nunca acreditei que pudesse estar onde estou hoje. Quero plantar a semente do esporte no coração das crianças e mostrar que é possível. Não sou um cara alto, não sou um cara forte, sou uma pessoa comum querendo fazer o extraordinário", comentou.

Revezamento de luta

Também teve bronze na final do revezamento 4x100m livre feminino, com a equipe brasileira composta por Ana Vieira, Stephanie Balduccini, Giovanna Diamante e Celine Bispo, com o tempo de 3:39'94". A equipe brasileira chegou a liderar, mas acabou cedendo à experiência da equipe canadense, que ficou com o ouro, e dos Estados Unidos, que conquistou a prata.

"O Canadá veio com recordistas mundiais na sua equipe, então era natural isso acontecer, mas a gente sabia que ia ter que brigar a cada momento e todo mundo acreditou muito até o final, então eu acho que na verdade foi muito positivo a gente poder disputar com grandes nomes na piscina", avaliou Giovanna.

Hegemonia mantida

Para fechar o dia, o ouro no revezamento 4x100m livre manteve a hegemonia de sete edições seguidas de domínio brasileiro absoluto em Pan-Americanos na prova, em uma disputa emocionante com a equipe  dos Estados Unidos (prata), seguidos do Canadá (bronze).

De mais uma geração que chega forte, a equipe de ouro do Brasil que fez o tempo de 3:13'51" contou com três bolsistas: Marcelo Chierighini (Olímpica) e Felipe Ribeiro de Souza (Internacional) e Guilherme Santos (Pódio), além de Victor Alcará.

Marcelo Chierighini destacou que o domínio brasileiro nas provas de velocidade do Pan refletem a importância com que a natação brasileira encara a competição continental. "As provas de velocidade no Pan são muito importantes para o Brasil, sempre a gente vem com o time principal. É um revezamento tradicionalíssimo, que vem desde o Xuxa e do Gustavo Borges e mais uma vez a gente conseguiu definir esse título com uma geração nova vindo aí muito forte".

A natação continua neste domingo com mais disputas no Centro Aquático do Complexo do Parque Esportivo do Estádio Nacional do Chile. Na parte da tarde seguem as finais masculinas e femininas dos 200m livres; 100m borboleta; 200m costas e 4x100 medley.

Por: Ministério do Esporte

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/conquistas-do-time-brasil-de-natacao-levaram-o-bolsa-atleta-ao-podio-no-primeiro-dia-em-santiago-2023
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte