MJSP e governo finlandês compartilham experiências em segurança pública
Experiência de adoção do uso de câmeras corporais pelo governo finlandês pode apoiar o Brasil na implementação da tecnologia
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) recebeu integrantes do governo da Finlândia para troca de experiências no campo da segurança pública. Em reunião realizada nesta segunda-feira (02), além da troca de boas práticas, representantes do país europeu apresentaram ações de aprimoramento para a eficácia das forças de segurança no combate ao crime através do uso de tecnologia de ponta.
Um dos temas abordados pelo chefe da Polícia Nacional da Finlândia,Timo Vihervaara, foi a utilização de câmeras corporais pelo governo finlandês. Desde 2001, a Finlândia implementou essa tecnologia em mais de 90% do país, transformando-a em uma política nacional de segurança pública. Marivaldo Pereira, Secretário de Acesso à Justiça, destacou a relevância crescente dessa abordagem no cenário federal.
"Nós estamos discutindo junto com o Ministério das Comunicações e a Telebras um caminho para criar uma política nacional de incentivo ao uso de câmeras no fardamento, tecnologia que vem mostrando resultados efetivos em todo o mundo," afirmou o secretário.
Parcerias e Compartilhamento de Tecnologia
No encontro, também foram discutidas possibilidades de parcerias bilaterais com o objetivo de facilitar a implantação dessas tecnologias no Brasil. Além disso, as partes envolvidas planejaram compartilhar conhecimentos já adotados pelo governo finlandês que possam apoiar a implementação da tecnologia pela segurança pública do Brasil.
"A experiência do governo da Finlândia mostra que a câmera é uma das soluções, mas há muitas outras que podem ser adotadas e que, se nós conseguirmos atuar de forma cooperada e conjunta, podemos facilitar e baratear drasticamente o custo dessas soluções, melhorando a segurança pública em todo o país," concluiu Marivaldo Pereira.
O encontro contou com a presença de integrantes da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), Polícia Rodoviária Federal (PFR), Polícia Federal, Ministério das Comunicações e Telebras.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte