Correios apresentam o projeto 'Lê Pra Mim?'
Iniciativa realiza encontros literários com a participação de artistas e personalidades reconhecidos lendo livros infantis para diversas crianças.
O ator Paulo Betti abriu, na segunda-feira (09), esta temporada do projeto literário infantil “Lê Pra Mim?”, em Brasília. A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em comemoração aos seus 360 anos de fundação, apresenta e patrocina esta ação de incentivo à leitura e o Museu dos Correios sediará o projeto até 11 de outubro.
O “Lê Pra Mim?” é um projeto de incentivo à leitura de livros infantis brasileiros, com atividade sócio-cultural, onde artistas e personalidades leem para alunos de escolas públicas municipais. Ao final de cada encontro literário, as crianças levam para casa um livro infantil.
Artistas, escritores, jornalistas e personalidades da mídia participam do evento, conduzindo a leitura das obras escolhidas e partilhando também suas histórias de vida com as crianças. Retomando a sólida parceria entre a empresa e o projeto, iniciada em 2010, a empresa Correios patrocinou 15 edições ao longo dos 13 anos das atividades de incentivo à leitura. Em
setembro, outubro e novembro deste ano, projeto acontece nas cidades do Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Niterói (RJ), dentro dos centros culturais da empresa, beneficiando 3.000 alunos de escolas públicas. A cada encontro, dois livros infantis serão lidos, sendo um por uma personalidade e outro por um artista.
Participarão das leituras na capital federal os artistas e as personalidades reconhecidos como a primeira dama Lú Alckmin, a atrizes Suzy Rego, Jacira Doce, Mariane Vicentini, os atores Fernando Vieira e Nando Cunha, as jornalistas Lilian Tahan, Márcia Witzack, o músico e compositor Bruno Dourado, os jornalistas Erick Rianelli, Pedro Figueira, Fábio William, José
Carlos Vieira, a apresentadora Bárbara Lins, as cantoras Dhi Ribeiro e Izabela Rocha, os escritores Gisele Gama, Tino Freitas e Giulieny Matos, lendo para alunos das escolas públicas.
A produção do evento envia ônibus para buscar alunos e oferece um lanche. Mais de 700 artistas e personalidades reconhecidos nacionalmente participaram das leituras. Nomes como, Wanessa Camargo, Daniel, Viviane Araújo, Roberta Miranda, Denise Fraga, Ewa Vilma, Fátima Bernardes, Paloma Jorge Amado, Marília Gabriela, Maitê Proença,Reynaldo Gianecchini, Cláudia Raia, Gloria Maria, Edson Celulari, Débora Bloch, Zezé Polessa, Nicette Bruno, Julia Lemmertz, Laura Cardoso, Marisa Orth, Otávio Mesquita, Ronnie Von, Susana Vieira, Malu Mader e Antônio Calloni, entre outros.
As salas onde são realizados os encontros literários contam com 100 almofadas em formatos de livros grandes para receber as crianças, de 4 a 10 anos. Para os professores, é oferecida uma capacitação, em vídeo, cujo tema é “O Pós
Leitura”, para que o incentivo à leitura seja prolongado após a passagem do projeto na escola.
Aos pais, funcionários e demais membros do universo escolas, o Lê Pra Mim? oferece gratuitamente uma oficina online “Como ler para crianças”, com dicas e técnicas para manter a criança ligada no livro que está sendo lido.
Cada apresentação, terá um intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais (LIBRAS), que fará a tradução simultânea para crianças com baixa auditiva.
Por: Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Edição: Thays de Araújo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte