Desintrusão da Terra Indígena Apyterewa é tema de reunião em Brasília entre Governo Federal e MPF
Na oportunidade, as autoridades reiteraram o compromisso com as medidas para a saída voluntária de invasores até a próxima terça-feira (31/10),
Membros do Ministério Público Federal (MPF), por meio da Câmara das Populações Indígenas e Comunidades Tradicionais; e representantes do Governo Federal se reuniram na terça-feira (24/10) na Procuradoria-Geral da República, em Brasília, para discutir o andamento da Operação de Desintrusão da Terra Indígena Apyterewa, no Pará, da qual a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) faz parte.
Participaram da reunião com o MPF o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino; a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a secretária-executiva da Secretaria-Geral da Presidência da República, Maria Fernando Coelho; e a diretora de Proteção Territorial da Funai, Maria Janete Carvalho; entre outros representantes do Governo Federal.
Na oportunidade, as autoridades reiteraram o compromisso com as medidas para a saída voluntária de invasores até a próxima terça-feira (31/10), prazo máximo estipulado em conjunto pelo Governo Federal e o Governo do Estado do Pará.
Nesse mesmo dia, a equipe trabalhou na reconstrução de duas pontes, por meio do beneficiamento de madeira, no interior da Terra Indígena Apyterewa. Foi realizado, também, voo de reconhecimento do local, com rotas elaboradas pelo Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), em que foi constatado que ainda há a presença de gado na região. O Censipam produziu, ainda, mapas temáticos em apoio às equipes fiscalizatórias.
Por: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte