DNIT institui Comitê Permanente de Gênero, Raça e Diversidade
Comitê propõe ferramentas e sistemáticas para criar, viabilizar e monitorar a atuação do DNIT nas temáticas de gênero, raça, etnia e diversidade
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) instituiu, por meio da portaria nº 4617, de 17 de agosto de 2023, o Comitê Permanente de Gênero, Raça e Diversidade. A novidade é um passo significativo em direção a uma abordagem mais inclusiva e diversificada na formulação de projetos, desenvolvimento de programas e implementação de ações na autarquia.
Fomentar uma cultura de inclusão é combater desigualdades e todos os tipos de discriminação, reconhecendo a pluralidade de nossos servidores e colaboradores. Dessa forma, o Comitê, junto à Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas (CGGP), propõe ferramentas e sistemáticas para criar, viabilizar e monitorar a atuação do DNIT nas temáticas de gênero, raça, etnia e diversidade.
“Se pensarmos que o serviço público representa os interesses do povo brasileiro, que é diverso em sua natureza, falar em ações que busquem incluir a todos de forma igualitária, é falar em respeitar o que somos em essência.”, explicou Joziellen da Silva Auteiro, integrante do Comitê.
Dentre as competências do Comitê está a promoção de amplas discussões, com parcerias junto a comunidades, entidades de natureza pública e ou privada, inclusive organismos internacionais. Entendemos que ao levar em conta diferentes pontos de vista, é possível entender as reais necessidades do público interno e da sociedade, aperfeiçoando a efetividade de políticas públicas.
Por: Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte