Em Angola, Symmy Larrat participa de 1° encontro LGBTI+ de países de língua portuguesa
Representante do MDHC também visitou casa de acolhimento para pessoas LGBTQIA+, em Luanda, e se reuniu com embaixadores e organismos internacionais
A união de países do Sul Global para a promoção, proteção e defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+ foi a tônica do encontro da secretária nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+, Symmy Larrat, em Luanda, capital de Angola. Na oportunidade, a representante do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) participou do 1° encontro LGBTI+ de países de língua portuguesa e se reuniu com embaixadores e organismos internacionais entre os dias 18 e 19 de outubro.
De acordo com Larrat, a missão servirá para criar estratégias em parceria com mecanismos internacionais para a garantia de direitos das pessoas LGBTQIA+. Estão em desenvolvimento diálogos da Secretaria do MDHC com o Programa das Nações Unidas para combate ao HIV/AIDS (UNAIDS) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) que atuam em Angola.
“A partir desses encontros, estamos debatendo parcerias no campo de saúde e direitos humanos da população LGBTQIA+ na conexão Brasil-Angola”, antecipa a secretária.
Outro destaque da agenda internacional foi a visita à casa de acolhimento Kubico, em Luanda, para pessoas LGBTQIA+. “Conheci aqui em Angola uma experiência muito similar ao que vem acontecendo no Brasil. A acolhida e a pauta de abrigar as pessoas LGBTQIA+ em situação de vulnerabilidade é um exemplo a ser seguido”, afirma Larrat.
Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte