Esporte

Em dia de Guilhermes, natação garante mais dois ouros para o Brasil no Pan

Foram 12 medalhas brasileiras nesta segunda (23): 2 ouros, 4 pratas e 6 bronzes. 81,25% dos medalhistas brasileiros são bolsistas do Bolsa Atleta. País segue em quarto no quadro de medalhas

23/10/2023 23:44
Em dia de Guilhermes, natação garante mais dois ouros para o Brasil no Pan
Foto: Divulgação/MEsp

 

Com mais 12 medalhas conquistadas – 2 de ouro, 4 de prata e 6 de bronze -, o Brasil terminou esta segunda (23) no quarto lugar do quadro geral de medalhas dos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. O país soma 35 medalhas no total, sendo 7 ouros, 13 pratas e 15 bronzes. Estados Unidos (41/18/24), México (16/9/7) e Canadá (12/15/13) forma o top 3.

Dos 48 atletas brasileiros que subiram no pódio até agora no Pan, 39 são bolsistas do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, ou seja, 81,25% dos medalhistas.

O dia mais uma vez foi da natação, que somou seis medalhas. Destaque para os Guilhermes. Os xarás brasileiros Guilherme Caribé e Guilherme Costa venceram suas provas e garantiram mais duas medalhas de ouro para o país. Gui Caribé venceu os 100m livre. E Gui Costa, os 800m livre. E além de dourada, essa dupla é bolsista do Programa Bolsa Atleta do Governo Federal, os dois na categoria Pódio, a mais alta.

 

.
Nesta segunda (23), os nadadores brasileiros conquistaram mais quatro medalhas no Centro Aquático de Santigo, no Chile, pelos Jogos Pan-Americanos. Stephanie Balduccini subiu no pódio duas vezes. Primeiro ela foi prata nos 100m livre. E depois ela foi bronze no revezamento 4 x 100m medley misto, ao lado de Clarissa Rodrigues, João Gomes Jr. e, vejam só, mais um Guilherme! Dessa vez, foi o Guilherme Basseto.

Ainda teve um bronze nos 800m livre feminino, com Viviane Jungblut, e um bronze inédito para Gabrielle Assis nos 200m peito. Pela primeira vez, o Brasil medalhou nessa prova em Pans.  Ah, e todos os nadadores medalhistas de hoje são apoiados pelo Bolsa Atleta.

Depois de três dias de disputas, a natação brasileira já soma 17 medalhas em Santiago: 5 ouros, 5 prata e 7 bronzes. E nesta terça (24) tem mais.

O Brasil também brilhou na ginástica artística. O país tem dois dos mais completos ginastas das Américas. Diogo Soares e Flávia Saraiva terminaram as provas do individual geral da ginástica artística, no masculino e feminino, em segundo lugar, e garantiram duas pratas para o país nos Jogos Pan-Americanos Santiago 2023. Os dois ginastas são contemplados pelo Bolsa Atleta na categoria pódio.

E teve mais pódios brasileiros no Pan. A equipe brasileira do hipismo adestramento, formada por João Victor Marcari, Renderson Oliveira, Manuel Tavares e Paulo César Santos, conquistou uma prata inédita para o Brasil.

Pela manhã, Felipe Neves garantiu o bronze no esqui aquático slalom, primeira vez que o Brasil conquista uma medalha na prova.

Nos saltos ornamentais, Ingrid Oliveira e Giovanna Pedroso garantiram o bronze na plataforma sincronizada de 10m nos saltos ornamentais.

E para fechar o dia, Laura Amaro conquistou o bronze no levantamento de pesos na categoria até 81kg. Laura é bolsista do Programa Bolsa Atleta.

Boxe e badminton
O boxe brasileiro teve um dia perfeito no Pan. Foram quatro vitórias em quatro lutas. E, ainda por cima, três medalhas garantidas. Keno Marley (92kg), Luiz Oliveira (57kg) e Wanderley Pereira (80kg) venceram seus adversários e estão nas semifinais, garantindo pelo menos o bronze. No feminino, Jucielen Romeu (52kg) venceu nas oitavas e agora está a duas vitórias da vaga olímpica em Paris 2024. Os finalistas de cada categoria de peso classificam-se para os Jogos Olímpicos.

No badminton, alegrias e tristezas. Nas duplas femininas, Juliana Vieira/Sania Lima venceram canadenses e avançaram para a semifinal, garantindo ao menos bronze. Nas duplas masculinas, Davi Silva/Fabricio Farias venceram os americanos Yuan/Chiu, também passaram para as semis e garantiram pódio! E nas duplas mistas, Davi Silva/Sania Lima venceram a dupla mexicana e avançaram para a semifinal, garantindo ao menos mais um bronze. A parte ruim foram as derrotas de Ygor Coelho e Jonathan Matias no individual masculino. Eles deram adeus às chances de medalha.

Outras modalidades
No vôlei de praia, o Brasil teve uma vitória e uma derrota nesta segunda (23). No feminino,  Duda e Ana Patrícia venceram a dupla de Porto Rico por 2 sets a 0 (21/15 e 21/11) e se garantiram nas quartas de final em primeiro lugar no grupo. Elas voltam a jogar na próxima quarta-feira (25).

No masculino, André e George perderam para a dupla cubana no tie-break (16/21, 21/18 e 8/15). Eles vão jogar as oitavas de final nesta terça (24), às 14h, contras os paraguaios Massares e Melgarejo.

A Seleção Brasileira masculina de futebol estreou no Pan de Santiago com uma vitória por 1 x 0 sobre os Estados Unidos. O gol foi marcado pelo atacante Miranda. O Brasil volta a campo na quinta (26), quando enfrenta a Colômbia, a partir das 20h, no Estádio Sausalito, em Viña del Mar, no Chile.

No vôlei feminino, a Seleção Brasileira venceu Porto Rico por 3 sets a 0 (25-15, 25-22, 25-21) e terminou a primeira fase com 100% de aproveitamento. Foram três vitórias e nem um set perdido. Com isso, o Brasil avançou direto para a semifinal.

Por: Ministério do Esporte

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/em-dia-de-guilhermes-natacao-garante-mais-dois-ouros-para-o-brasil-no-pan
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte