Fomentar o esporte, a literatura e o audiovisual e, ao mesmo tempo, projetar a imagem do Brasil no exterior para atrair turistas estrangeiros. É com esse objetivo que o presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), Marcelo Freixo, participou de reunião com a presidenta do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, nesta terça-feira (25). No encontro, eles debateram sobre a parcerias em projetos estratégicos para 2024 e 2025.
No caso do esporte, o planejamento da Embratur é promover eventos que atraiam competidores internacionais e, ao mesmo tempo, promovam a sustentabilidade e o desenvolvimento regional. É o caso do projeto que pretende inaugurar uma competição de triatlo em Alter do Chão, no Pará, em 2025.
Já em relação ao audiovisual, a meta é contribuir na articulação entre poder público e privado, unindo estados, municípios e União, para criar estruturas que facilitem a realização de produções nacionais e internacionais no país. No caso da literatura, o propósito é estruturar os destinos para organizar novas experiências que ofereçam, aos turistas estrangeiros e brasileiros, a possibilidade de sair das páginas dos livros e imergir, com ajuda da tecnologia, nos cenários e personagens mais famosos de nossa literatura.
“Estamos em uma parceria para trazer mais gente para esse Brasil que a gente quer viver, que a gente quer construir. Fizemos um debate bacana, mas com ação concreta, sobre rota literária, sobre Alter do Chão e uma prova de triatlo que pode ser incrível, com sustentabilidade e, também, a aproximação do audiovisual com o Turismo”, resumiu o presidente da Embratur após o encontro.
Para presidenta Tarciana Medeiros a promoção do turismo do Brasil pelo mundo é uma das áreas que devem ser priorizadas pelo Banco do Brasil. “Estamos empenhados em estudar e viabilizar parcerias alinhadas aos objetivos estratégicos do BB e ao desenvolvimento econômico do país. O turismo é de extrema relevância para o Brasil, gera emprego e renda e nosso país tem um potencial extraordinário. Não à toa lançamos recentemente uma linha de crédito específica para financiar pacotes de viagem e estimular toda essa cadeia. E vamos avançar ainda mais, também em parceria com a Embratur”, destacou.
All Amazônia
A Embratur e o Banco do Brasil já trabalharam juntos em outras ocasiões. Em setembro, a instituição bancária promoveu o movimento All Amazônia, na Times Square, principal avenida de Nova York, para chamar a atenção do mundo para a importância da preservação da floresta. A exibição de vídeos aconteceu enquanto ocorriam atividades da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) na cidade. A ação, complementar à agenda de negócios feita pelo BB, levou ao mundo a mensagem sobre a necessidade de proteção da Amazônia, com a união de todos os países e responsabilidade compartilhada em relação ao desenvolvimento social e ao meio ambiente.
Na ocasião, a Embratur levou 20 empresários do setor do turismo, das companhias aéreas e de entidades locais para participar do evento de conscientização ambiental. O gerente de Mercados e Eventos Internacionais da Agência, Bruno Reis, coordenou o encontro. Ele destacou, à época, que a Embratur tem como um dos pilares a sustentabilidade na promoção do Brasil no exterior.
“Além de defender uma causa super importante, o evento também promoveu sinergias e trocas com nossos parceiros, para estreitarmos ainda mais os laços e ampliarmos cada vez mais a entrada de turistas estadunidenses no Brasil”, explicou Reis após o encontro.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)