Após firmarem acordo de cooperação técnica durante a 50ª edição da ABAV Expo, no fim de setembro, Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) e a Brasil Audiovisual Independente (BRAVI) se reuniram nesta terça-feira (17) para avançar em projetos que ampliem a visibilidade dos destinos turísticos brasileiros a partir de obras audiovisuais.
Durante o encontro, o presidente da Agência, Marcelo Freixo, reforçou a relevância deste tema para a atual gestão. “Acreditamos muito na força que o audiovisual tem para promover um destino turístico. É uma estratégia usada em diversos países e o mundo precisa conhecer esse Brasil com S, o Brasil da gastronomia, da cultura, da diversidade, e as obras audiovisuais são ferramentas decisivas para isso”, afirmou Freixo.
Ao lado do presidente da BRAVI, Mauro Garcia, e do conselheiro, Fernando Dias, o presidente da Embratur alinhou projetos de capacitação, banco de imagens, agendas internacionais e formas de financiamento que estimulem a produção de filmes, imagens e vídeos que retratem o Brasil como destino turístico. Também participaram da reunião a diretoria de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, a coordenadora de Cultura e Gastronomia, Ana Paula Jacques, e o supervisor de Cultura e Gastronomia, Christiano Braga Lima.
Curtas-metragens
Além do avanço em ações que estimulem as peças audiovisuais, a Embratur está com um concurso aberto de curtas-metragens . A ação inédita, chamada ‘Brasil com S’, foi lançada na ABAV Expo, em setembro, e irá selecionar cinco projetos para a produção de obras audiovisuais que promovam o Brasil como destino turístico.
As inscrições estão abertas até 7 de dezembro. O edital do “Brasil com S” tem por finalidade apoiar financeiramente cinco projetos para a produção de obras cinematográficas de curta-metragem inéditas. O valor por projeto é de R$ 60 mil, totalizando um investimento de R$ 300 mil.
O conteúdo dos curtas deve ter potencial para promover destinos, roteiros e experiências turísticas, através das pessoas, histórias, locações, paisagens, singularidades, gastronomia, música, artesanato, patrimônios e tradições culturais, sustentabilidade, turismo com diversidade (afroturismo, LGBTQ+, acessibilidade, equidade de gênero etc.), turismo de natureza, aventura, ecoturismo, turismo náutico, entre outros segmentos.
O objetivo é divulgar para o público estrangeiro os destinos turísticos brasileiros e seus atrativos, diferenciais, pessoas e saberes através de obras cinematográficas; promover a imagem do Brasil como destino com uma ampla oferta de experiências, segmentos e atividades turísticas; revelar para o público internacional as singularidades, a diversidade cultural e natural existentes em destinos turísticos nas diferentes regiões do Brasil; incentivar a pesquisa, a reflexão e a produção de memória acerca de questões que permeiam a oferta dos destinos e roteiros turísticos, além de possibilitar a aproximação do marketing turístico internacional com o setor do audiovisual para desenvolver o turismo audiovisual no país, transformando o Brasil em um destino “film friendly”. Poderão ser contemplados projetos de ficção, animação e documentário.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)