Os Jogos Olímpicos de 2024, em Paris, começam no dia 26 de julho e vão até 11 de agosto. Mas, a partir de maio, já haverá uma intensa programação cultural de promoção do Brasil na cidade de Saint Ouen, na Grande Paris, onde ficará a delegação brasileira durante a competição. Neste sábado (7), o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, reuniu-se com o prefeito do município francês, Karim Bouamrane, e conheceu as instalações do complexo esportivo que receberá, durante quatro meses, o projeto “Brasil Em Cena”, que tem apoio da Embratur e será realizado pela Associação Cultural Jangada e Fundação Gol de Letra, do ex-jogador de futebol Raí, que também esteve presente na reunião.
“A receptividade do prefeito foi incrível, ele conhece e tem uma grande simpatia pelo nosso país e pelo nosso povo. Essa será uma parceria muito importante para mostrar ao mundo a grandiosidade do nosso Brasil. O espaço que vamos utilizar para promoção do Brasil, nesse projeto, é excelente, e fica a 20 minutos do Louvre de metrô. Será uma oportunidade de mostrar o que o Brasil tem de melhor, nossa diversidade cultural e o nosso compromisso com a sustentabilidade”, explicou Marcelo Freixo.
No encontro, o prefeito Bouamrane afirmou ser um turista assíduo do Brasil, e exaltou que Saint-Ouen está “de portas abertas para o Brasil”. “Estamos muito honrados. Temos uma parceria na política, na economia, ecologia e na cultura esportiva. Essa é uma relação familiar, Brasil e Saint-Ouen são a mesma família”, disse.
Além de receber a delegação brasileira nas Olimpíada e sediar o projeto “Brasil em Cena”, a cidade também receberá a Casa Brasil durante a competição, espaço organizado pelo COB (Comitê Olímpico Brasileiro) para recepcionar brasileiros e estrangeiros, onde os atletas poderão interagir com o público, além da realização de diversas atividades culturais.
O projeto “Brasil em Cena” pretende realizar desfiles de moda, experiências de realidade virtual, exposição de arte e apresentações culturais, representando as diferentes regiões do país. “Um grande barracão de arte, cultura, de música, de debates, é uma porta que se abre para ampliar a relação do Brasil com o mundo, porque será durante as olimpíadas, vai ser o coração do Brasil durante esse ano em Paris”, destacou o presidente do Conselho da Fundação Gol de Letra, Raí.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)