Estande da CAPES na SNCT aliou ciência e educação
Bolsistas da Fundação ficaram no local para explicar trabalhos que incluem jogos didáticos feitos para estudantes da educação básica
Os trabalhos de bolsistas de Programas de iniciação à docência e de formação de professores para a educação básica foram atrações do estande da CAPES na 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), que aconteceu em Brasília até domingo, 22 de outubro. Quem passou pelo espaço encontrou jogos de desenhar, de memória, de adivinhar e de lançamento de foguetes feitos com cartolina. Tudo preparado para promover um ensino lúdico a estudantes de escolas da rede pública.
Após a abertura oficial do evento, na terça-feira, 17, Laerte Ferreira, diretor de Programas e Bolsas no País da CAPES, ressaltou o papel da Fundação na ciência brasileira. “É impossível dissociar ciência de educação. A CAPES responde pelo Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). E a ciência que nós fazemos no País, de forma direta ou indireta, passa pelo SNPG, pela formação de mestres e doutores, pela formação continuada de professores e pelo apoio à educação básica”, disse.
Os três Colégios do conhecimento – Ciências da Vida, Humanidades e Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar – estiveram representados. Um grupo de alunos de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB) que participa do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ( Pibid ) criou jogos para estimular a criatividade em sala de aula: dois de desenho e um de perguntas e respostas com artistas e obras históricos. “Esses projetos, desenvolvidos em sala de aula, na UnB, foram aplicados tanto na UnB quanto nas escolas do Pibid”, explicou Ruth Souza, uma das bolsistas criadoras.
No estande também havia games de computador que constam no eduCAPES , portal da Fundação de objetos educacionais para uso de professores e alunos da educação básica, e o Cerrado Visual , material educativo para conhecer melhor o Cerrado, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Científica do Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília (UnB). O ambiente ofereceu ainda a edição atual da revista CAPES em Foco , que também está disponível no site da Agência .
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia começou no sábado, 14 de outubro, e foi até domingo, 22, com o tema Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável. O evento anual é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), com atividades em todo o Brasil. A feira com o estande da CAPES esteve no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.
Por: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte