Social e Políticas Públicas

INSS atendeu 6.576 pessoas em mutirão no fim de semana

Maior número de pessoas foi no megamutirão de Maceió: 3.364. Estado do Rio de Janeiro ficou em segundo lugar, com 1.384 exames realizados

30/10/2023 16:10
INSS atendeu 6.576 pessoas em mutirão no fim de semana
Foto: Divulgação/INSS


O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem intensificado as ações de atendimento extraordinário, os chamados mutirões, para agilizar avaliações sociais e, em parceria com o Ministério da Previdência, as perícias médicas presenciais para concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a pessoas com deficiência de baixa renda. De sexta-feira à domingo, foram realizados 6.576 atendimentos em diversas regiões pelo País. Só no megamutirão de perícias em Maceió foram feitos 3.364 atendimentos.

Seguido de Maceió, está o Estado do Rio de Janeiro, com 1.384 exames realizados em duas ações na Baixada Fluminense nos municípios de Nova Iguaçu e São João de Meriti.

“Com todos os atendimentos realizados nossa avaliação é muito boa. O projeto está sendo muito positivo", avalia Marcos Fernandes, superintendente do INSS no Rio de Janeiro.

No Piauí, duas cidades receberam os mutirões no final de semana: Teresina e Parnaíba. Nos dois dias de mutirão (28/10 e 29/10), o INSS realizou 411 atendimentos, entre avaliação social e perícia médica. Os serviços foram agendados pelos próprios requerentes, por meio do aplicativo ou site Meu INSS ou pela Central 135.

Já em Belém do Pará, as agências nos bairros Pedreira e Março, receberam 243 cidadãos no final de semana. Em Bragança, nordeste paraense, 31 segurados compareceram para a perícia médica antecipada. Já no oeste do estado, 99 pessoas passaram por perícia médica nas agências de Santarém, Novo Progresso e Itaituba, sendo que nas duas últimas unidades o mutirão ocorreu apenas durante o sábado (28/10).

No sábado (28/10), a Agência da Previdência Social - Manaus Codajás atendeu 200 pessoas, sendo 170 para perícia médica e 30 para avaliação social. O mutirão contou com  oito peritos, e os atendimentos foram das 8h às 17h. De acordo com o balanço final, 16 pessoas não compareceram ao atendimento. O mutirão foi realizado para atender a demanda reprimida de perícias médicas e avaliações sociais.


São Paulo

Em São Paulo 241 pessoas passaram por avaliação social e perícia médica. Na Agência da Previdência Social (APS) Jabaquara, na região sul de São Paulo, cinco assistentes sociais e um servidor administrativo prestaram atendimento para 30 segurados. Um assistente social atendeu oito pessoas com avaliação social agendada em Osasco. Em Presidente Prudente (SP), 12 pessoas foram atendidas por dois assistentes sociais. Na APS em Santos (SP), foram realizados 27 atendimentos e, em Mauá (SP), 26. Nas duas localidades, três assistentes sociais e um servidor administrativo participaram da ação.

Em Ribeirão Preto (SP), além de 40 vagas de avaliação social, foram disponibilizadas 60 vagas de perícia médica. O atendimento foi realizado por dez servidores: dois médicos peritos, seis assistentes sociais e dois servidores administrativos. Em Marília (SP), dois peritos e dois servidores administrativos atenderam 24 pessoas que precisavam passar pelo exame pericial.

As agências da Previdência Social (APS) Cáceres, Cuiabá-Centro, Rondonópolis, Tangará da Serra e Várzea Grande, no Mato Grosso, promoveram mutirões de perícia médica neste sábado (28/10) para agilizar a conclusão do benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e do Benefício de Prestação Continuada (BPC) para pessoa com deficiência. Ao todo, 145 atendimentos foram realizados.

No Sul

A Agência da Previdência Social em Palmeira das Missões (RS) realizou 90 perícias médicas de quinta-feira a sábado, de 26 a 28, para atender a requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC) e benefício por incapacidade temporária. Os segurados beneficiados pela ação possuíam agendamento para a unidade de Panambi (RS) e foram contatados pela autarquia para serem atendidos no mutirão.

Em Santa Catarina, o fim de semana foi de atendimento na agência de Itajaí. A unidade recebeu 72 segurados aguardando avaliação do potencial laborativo para ingresso no Programa de Reabilitação Profissional. Dez servidores conduziram os 144 atendimentos distribuídos entre o sábado e o domingo, em ambos os dias no horário das 8h às 16h.

As vagas foram preenchidas por cidadãos com mais de 55 anos de idade e baixa escolaridade, perfil que encontra maior barreira no processo de recondução ao mercado de trabalho, sendo assim eleito como prioritário pela autarquia. Os convocados passaram por perícia médica e avaliação socioprofissional realizada por assistente social do INSS.

Reabilitação e perícia

Para os segurados do Espírito Santo, em especial das cidades de Vitória e Cachoeiro do Itapemirim, o final de semana foi de atendimento nas agências do INSS. Em Vitória, 103 pessoas foram atendidas pela perícia médica e pelo serviço social, para os requerimentos de Benefício por Incapacidade e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Em Cachoeiro do Itapemirim, distante da capital 133 km, 75 segurados foram convocados para o Mutirão Nacional de Reabilitação Profissional, que já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina.

A dona de casa Jamily da Vitória trouxe o filho, Yan Lucas, de um ano e três meses, para ser atendido pela Perícia Médica e Avaliação Social na Agência do INSS em Vitória. Ela conta que, após o nascimento, Yann apresentou problemas respiratórios que passaram a exigir da mãe, então cozinheira há cinco anos em um restaurante, atenção em tempo integral. “Soube que poderia ter acesso ao benefício por meio de funcionários do hospital em que Yann já foi internado, por conta da condição de saúde dele”, conta Jamily, cujo o tempo de espera entre a entrada do requerimento e o atendimento na agência foi de um mês.

Outro caso que chama a atenção é de Maria Ramos Mendes, de 60 anos. Maria teve de deixar o trabalho de empregada doméstica após ser diagnosticada com enfisema pulmonar, artrite e artrose. “Soube que poderia ter direito a algum benefício por meio de um programa de televisão. Procurei o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para me informar melhor sobre como conseguir dar entrada no benefício, e aí foi que consegui chegar aqui”, conta Maria que passou pela Perícia Médica de seu requerimento de BPC da Pessoa com Deficiência.

Já Miro de Azevedo, de 38 anos, sofreu um acidente quando dirigia um caminhão, e foi por meio do 135 que recebeu toda a informação necessária para que estivesse no sábado (28), realizando a Perícia Médica do requerimento de Benefício por Incapacidade. “Me acidentei no dia seis de outubro e já estou sendo atendido”, conta o caminhoneiro que ainda destacou o bom atendimento que teve por parte da Central 135.

A gerente da Agência do INSS em Vitória, Renata Leite, explica sobre a ação que aconteceu sábado (28) e domingo (29) naquela unidade. “Temos uma demanda muito grande de requerimentos que precisam passar por perícia. Então essas ações são importantes para que possamos dar mais agilidade e reconhecer direitos com mais eficácia para o segurado”, finalizou a gerente.

O que dizem os segurados

“O benefício foi concedido, meu coração está aliviado. Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Os problemas foram solucionados, é isso o que importa. O importante é que todo mundo saia daqui com tudo resolvido”, disse a segurada Marcia Santos, que foi atendida em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.

“Eu sou abençoada por ter conseguido o benefício (do Enzo) e estou muito emocionada porque ele está comigo desde que nasceu e eu o amo muito”, declarou a mãe adotiva do Enzo Vitor Silva, 4 anos, Maria Madalena Silva, com lágrimas nos olhos, quando saia da Agência Belém-Marco. A criança, com Transtorno do Espetro Autista (TEA) e Transtorno do Déficit de Atenção com hiperatividade (TDAH), agora terá a renda do benefício para auxiliar nas despesas com tratamento médico e alimentação.

Contagiado pela emoção da mãe, Enzo quis até fazer parte da foto do momento em que o resultado do seu benefício foi entregue pelo coordenador dos mutirões de BPC na Regional Norte/Centro-Oeste do INSS, Cleiton Marcos Ferreira.  “A maioria dos requerentes do BPC são pessoas em vulnerabilidade social e o benefício será a única renda de manutenção do grupo familiar... então, um BPC que é concedido pode transformar a vida de todos na família do beneficiário”, comentou o servidor.

Auxílio-doença também entrou no mutirão no Piauí

"Pra mim, é muito importante, pois desde o ano passado, quando me acidentei, eu preciso de dinheiro para ajudar no meu tratamento de saúde", revelou o cobrador Joázio Soares, que requereu benefício por incapacidade temporária. Ele é do município de Floriano, localizado a 251 quilômetros de Teresina, e deslocou-se para a capital somente para ser atendido no INSS.

"É gratificante poder viabilizar essas avaliações que seriam em datas posteriores. Com os mutirões, o requerente tem o resultado bem antes do que incialmente estava previsto", explicou o gerente-executivo do INSS no Piauí, William Machado.

Mutirões vão até novembro

Os mutirões de BPC e de perícia médica fazem parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS. As ações se estenderão até novembro e há previsão de continuação do projeto em 2024.

Tem direito de requerer o BPC, pessoa com deficiência e renda familiar de até ¼ do salário mínimo (R$ 330) per capita, calculada com as informações do Cadastro Único (CadÚnico) e dos sistemas do INSS. O valor do benefício é de um salário mínimo (atualmente de R$ 1.320).

Não é necessário ter contribuído para o INSS. Importante: o BPC não dá direito ao 13º salário e não deixa pensão por morte. O pedido de concessão pode ser feito totalmente pela internet (Meu INSS e Central 135).

Atestmed

As agências da Previdência Social começaram nesta segunda-feira (23/10) a receber atestado médico sem a necessidade dos segurados terem que fazer agendamento para solicitar benefício por incapacidade temporária. A medida que implementou o Atestmed foi publicada na sexta-feira (20/10) em edição extra do Diário Oficial da União. O procedimento foi adotado para diminuir a fila de requerimentos que esperam por perícia médica.

Mais de 452 mil segurados já utilizaram o Atestmed desde o seu lançamento em julho. No primeiro dia de recebimento dos documentos, na última segunda-feira nas agências, 375 pessoas trocaram exame pericial por análise documental.

Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)

Link: https://www.gov.br/inss/pt-br/assuntos/final-de-semana-de-mutiroes-no-inss-resultou-em-6-mil-atendimentos
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