Fiocruz Brasília inaugura instalação de divulgação científica
A manhã de segunda-feira (16/10) na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Brasília começou diferente. Os jardins foram ocupados por crianças, adolescentes e professores de escolas públicas de regiões do Distrito Federal, além de adultos que vieram participar das atividades da 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). “Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre ciência e entender bastante sobre a nossa saúde”, propôs a diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, às crianças do Jardim de Infância 302 norte que participaram da inauguração da instalação, que este ano tem o formato de túnel e mostra um pouco da ciência e tecnologia desenvolvida na unidade da Fiocruz no Distrito Federal.
Ao fim da fala da diretora, a meninada correu para dentro do túnel que inicia o percurso da instalação Territórios da saúde: uma expedição na Fiocruz Brasília e se depararam com o minilaboratório para rastreio do câncer de colo de útero, que abriga microscópio, equipamentos e imagens reais que comparam células com câncer e outras saudáveis. Em seguida, tiveram a oportunidade de simular, em jogo, o transporte de corações por meio de um drone, direto para um hospital, passando por diferentes obstáculos. Um piso interativo também desafia os visitantes a identificarem as notícias falsas sobre saúde e sobre a Fiocruz Brasília.
No túnel, os visitantes podem conhecer algumas áreas que a instituição trabalha, como Atenção Primária à Saúde, Segurança Alimentar e Nutricional, Vigilância em Saúde, Saúde Mental, Transformação Digital, Saúde e Ambiente, Enfrentamento às Desigualdades Sociais, Comunicação em Saúde, e a Escola de Governo Fiocruz-Brasília e os cursos oferecidos pela rede Universidade Aberta do SUS, a partir de temas e perguntas dispostas em uma plataforma tecnológica e interativa. O visitante é convidado a registrar sua participação não só assinando o livro de visitas na entrada, mas também por meio de vídeos e fotos para as redes sociais, compartilhando a #FiocruznaSNCT .
Duas tendas e três salas de aula abrigam brincadeiras que despertam o interesse das crianças para temas de ciência, tecnologia e saúde, de forma criativa e instigante. Uma mesa recheada de alimentos de brinquedo disposta para que os participantes montem pratos e possam conversar sobre a relação entre o comer e a cultura e hábitos de alimentação saudáveis; um bate-papo sobre HPV e formas de prevenção; orientações e dicas para cultivar uma horta caseira e a confecção de vasos com mudas de gêneros alimentícios e plantas medicinais; jogos de tabuleiro sobre temas de saúde, Atenção Primária à Saúde e os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS); oficina sobre desigualdades sociais; exposição fotográfica sobre os desdobramentos históricos da Reforma Psiquiátrica Brasileira; e oficina de saúde mental são outras atividades encontradas na SNCT da Fiocruz Brasília.
Durante o primeiro dia do evento, cerca de 240 visitantes passaram pela instituição, entre eles estudantes do Centro Educacional Incra 9, Escola Classe 302 norte, Jardim de Infância da 302 norte e Centro de Ensino Fundamental 1 do Gama. A Fiocruz Brasília estará de portas abertas para receber mais 16 escolas públicas do DF já agendadas e demais interessados. A instalação Territórios da saúde: uma expedição na Fiocruz Brasília está aberta ao público de 8h às 18h até a próxima sexta-feira (20/10).
Por: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte