Educação

FNDE participa da primeira Reunião Global da Coalizão para a Alimentação Escolar

Presidente Fernanda Pacobahyba anunciou que próxima edição do evento acontecerá no Brasil, em 2025

20/10/2023 10:26
FNDE participa da primeira Reunião Global da Coalizão para a Alimentação Escolar
Foto: Divulgação/FNDE

 

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) participou da cerimônia de encerramento da primeira Reunião Global da Coalizão para a Alimentação Escolar, em Paris, na França. Na ocasião, a presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba, frisou a importância de assumir a copresidência da coalizão junto a França e Finlândia e anunciou que a próxima Reunião Global da Coalizão será realizada no Brasil, em 2025. 

O encerramento ocorreu nesta quinta-feira (19/10). O foco das discussões ao longo dos dois dias de encontro foi a erradicação da fome e a promoção da segurança alimentar e nutricional como direito humano das crianças e jovens de todo o planeta. O Brasil, por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), gerido pelo FNDE, é uma das referências globais no oferecimento de uma alimentação escolar equilibrada e adequada, com boa parte de seus insumos adquiridos junto à agricultura familiar.

“O Brasil orgulha-se de seu Programa Nacional de Alimentação Escolar, o mais antigo e um dos maiores do mundo. Agora, ao assumirmos este novo papel de copresidente da Coalizão para a Alimentação Escolar, o Brasil pretende fortalecer seus esforços de cooperação internacional. Acreditamos firmemente que investir na segurança alimentar e na nutrição das gerações mais jovens é um investimento no desenvolvimento, na igualdade e nos direitos humanos de toda a humanidade. Juntos, alcançaremos nosso objetivo comum de garantir que toda criança no mundo faça pelo menos uma refeição saudável e nutritiva por dia na escola”, afirmou a presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, em seu discurso na cerimônia de encerramento do evento.

Em Paris, no decorrer da reunião, a delegação brasileira propôs a criação de uma nova iniciativa sob a Coalizão, centrada na cooperação internacional, área em que se destaca. Desde 2008, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), o Brasil tem sido parceiro-chave para vários países em desenvolvimento, auxiliando no estabelecimento de programas de alimentação escolar sustentáveis, com especial atenção para América Latina e Caribe, África e Ásia, inspirados pelas bem-sucedidas práticas do FNDE.

Fernanda Pacobahyba anunciou ainda que o Brasil sediará o próximo encontro e ressaltou a importância dos esforços coletivos de todos os países envolvidos para erradicação da fome e do aprimoramento da alimentação escolar em todo o mundo. “Será uma excelente oportunidade recebê-los em nosso país para dialogar sobre o progresso da Coalizão e trocar experiências. Convidamos, desde já, todos os senhores e senhoras para visitar uma escola pública brasileira e conhecer a alimentação escolar servida aos estudantes, nutricionalmente equilibrada e adquirida da agricultura familiar local. Acreditamos que a melhor receita da educação é a cooperação, a solidariedade, o compromisso e o afeto. Somos todos humanos, não importa a origem de nosso país, nossa cor, nossa raça, nossas crenças”, enfatizou.

Fernanda Pacobahyba ainda teve reuniões bilaterais com representantes de Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. Além disso, realizou uma agenda com a ministra da Educação de Angola, Luísa Grilo, que visitará o Brasil em dezembro para conhecer as ações do FNDE voltadas para a alimentação escolar.

Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
Edição: Yara Aquino

Link: https://www.gov.br/fnde/pt-br/assuntos/noticias/fnde-encerra-participacao-na-primeira-reuniao-global-da-coalizao-para-a-alimentacao-escolar
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte