FNDE participa da primeira Reunião Global da Coalizão para a Alimentação Escolar
Reunião acontece entre os dias 18 e 19 de outubro, em Paris, na França, e contará com a participação da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), por meio da presidente da autarquia, Fernanda Pacobahyba, participa, entre os dias 18 e 19 de outubro, em Paris, na França, da primeira Reunião Global da Coalizão para a Alimentação Escolar. Estabelecida em 2021, a Coalizão possui, atualmente, 90 estados-membros e mais de 100 parceiros, entre organizações da sociedade civil, instituições de pesquisa e fundações filantrópicas.
Na abertura do evento, a secretária-geral das Relações Exteriores, embaixadora Maria Laura da Rocha, que chefia a delegação brasileira na missão, confirmou a aceitação pelo Brasil de convite para atuar como copresidente da Coalizão, ao lado de França e Finlândia. Com isso, o governo federal chancela o potencial da Coalizão em fortalecer as ações globais de combate à fome e de promoção do direito humano à alimentação adequada. O Brasil, como copresidente da Coalizão, leva a marca do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) – o mais antigo e abrangente do mundo.
A presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba, comentou sobre a importância e a alegria de representar o Brasil e o Pnae em um encontro global. “É, de fato, uma satisfação enorme estar representando o Brasil na primeira Reunião Global da Coalizão para a Alimentação Escolar. Isso é resultado de um trabalho conjunto, feito a várias mãos, que tem o objetivo de combater a fome e estabelecer o direito humano de uma alimentação saudável e adequada. Essa troca de experiências será bastante positiva e esperamos servir de exemplo para todo o planeta com o nosso Pnae”, ressaltou.
Já em Paris, o Brasil propôs a criação de uma nova iniciativa sob a Coalizão, com foco na cooperação internacional, área em que se destaca. Desde 2008, em colaboração com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Programa Mundial de Alimentos (PMA), o Brasil tem sido parceiro-chave para vários países em desenvolvimento, principalmente, no estabelecimento de programas de alimentação escolar sustentáveis, com destaque para a América Latina e Caribe, África e Ásia, inspirados pelas bem-sucedidas práticas do FNDE com relação ao Pnae.
A primeira Reunião Global da Coalizão da Alimentação Escolar tem como pilares centrais o aperfeiçoamento dos programas de alimentação escolar em escala global, a promoção de uma dieta saudável e adequada a todas as crianças e adolescentes em idade escolar, e a valorização da agricultura familiar local. Além disso, o encontro busca o destaque da relevância universal da alimentação escolar e solidifica o comprometimento do Brasil em uma causa vital, que une educação ao combate à fome e à pobreza.
Programação das plenárias de debate:
Quarta-feira, 18 de outubro de 2023:
9h – 10h45 – Segmento de alto nível e boas-vindas aos novos membros da Coalizão
11h15 – 12h45 – Dos compromissos ao progresso: compromissos nacionais em ação
14h15 – 15h15 – Do Global ao Regional: a Coalizão e suas redes regionais emergentes*
15h45 – 16h45 – Fechando a lacuna de financiamento: soluções inovadoras de financiamento para refeições escolares
16h45 – 17h30 – Além do almoço: merenda escolar para um futuro mais igualitário e inclusivo
Quinta-feira, 19 de outubro de 2023:
9h – 10h15 – Merenda escolar, uma alavanca para a transformação dos sistemas alimentares e da sustentabilidade ambiental e climática
10h40 – 11h25 – Localização da alimentação escolar: uma nova iniciativa liderada pelos governos locais
11h25 – 12h15 – Abrindo novos caminhos à medida que a Coalizão evolui
13h15 – 15h – As iniciativas da Coalizão: como funcionam e o que podem fazer pelos governos
15h – 15h30 – Sessão de encerramento
Por: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte