Defesa Civil

Força-tarefa federal acelera apoio a municípios atingidos por chuvas em SC

Defesa Civil Nacional reconheceu situação de emergência em 82 cidades e já iniciou repasse de recursos para atendimento à população

11/10/2023 15:28
Força-tarefa federal acelera apoio a municípios atingidos por chuvas em SC
Foto: Roberto Zacarias/Governo de SC

 

Uma força-tarefa do Governo Federal, coordenada pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Waldez Góes, acompanhado da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, esteve na manhã desta quarta-feira (11/10), em Santa Catarina, para visitar municípios atingidos por fortes chuvas nos últimos dias. O estado registra 135 municípios com ocorrências em virtude das chuvas fortes e 82 com situação de emergência reconhecida pela Defesa Civil Nacional.

Em reunião com prefeitos e o governador do estado, Jorginho Mello, em Blumenau (SC), o ministro Waldez Góes ressaltou que o Governo Federal vem atuando conjuntamente com o estado e os municípios desde a semana passada e que a força-tarefa envolve dez ministérios. O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, por meio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, é quem faz o reconhecimento da situação de emergência em nível federal. Com isso, fica autorizado a realizar ações humanitárias, como distribuição de alimentos, água potável e de higiene, além de ações de restabelecimento dos locais atingidos, como limpeza e reconstrução de obras danificadas.

O Ministério da Defesa disponibilizou seis aeronaves para Santa Catarina e cerca de 1.200 homens e mulheres em caso de necessidade.

O Ministério da Saúde está disponibilizando kits calamidades com 30 tipos de insumos e medicamentos. O Ministério do Desenvolvimento Social também está antecipando o pagamento dos benefícios sociais do Governo Federal. Já o Ministério do Turismo está disponibilizando R$ 50 milhões para ações do setor no estado.

O MIDR também autorizou o envio de recursos ao governo do estado para atendimento à população da Terra Indígena Laklãnõ Xokleng, em José Boiteux. Novos repasses serão feitos nos próximos dias, conforme os planos de trabalho forem apresentados pelos municípios atingidos e avaliados pela área técnica da Defesa Civil Nacional.

Por: Agência Gov
Texto: Nei Pereira


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte