Meio ambiente

Fortalecimento do ICMBio é tema do Brasil em Pauta deste domingo (15)

Programa entrevista Mauro Pires, presidente da instituição, e aborda os desafios para fortalecer o patrimônio socioambiental do país. Confira a partir das 20h30, no Canal Gov

14/10/2023 20:30
Fortalecimento do ICMBio é tema do Brasil em Pauta deste domingo (15)
Foto: Divulgação/EBC

 

O trabalho do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é destaque no Brasil em Pauta desta semana. O programa entrevista Mauro Pires, presidente da instituição, e aborda os desafios e estratégias para fortalecer e cuidar do patrimônio socioambiental do país. Gravada no Parque Nacional de Brasília - mais conhecido como Água Mineral - a atração vai ao ar no domingo (15), às 20h30, no Canal Gov.

Na entrevista para a jornalista Caroline Blaudt, Mauro destaca que o órgão é responsável por administrar 336 Unidades de Conservação (UCs). “Isso representa cerca de 9,4% do território nacional”, contabiliza, acrescentando que o ICMBio também realiza pesquisas voltadas à gestão, e atividades de educação ambiental.  “Nosso trabalho abrange fauna, flora e ecossistema, mas também tem uma perspectiva de desenvolvimento sustentável”.

Além de trabalhar pela promoção social dos povos e comunidades tradicionais que vivem nos territórios das Unidades de Conservação, Mauro pontua que a aproximação das populações vizinhas e da sociedade como um todo é objetivo da sua gestão. “Os parques nacionais protegem a natureza mas também são espaços para que as pessoas usufruam desse contato”, defende.

Outro assunto de destaque na entrevista é o concurso público que está previsto e que vai ajudar a instituição a desempenhar seus serviços.

Escolhido para presidir a autarquia do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima em maio de 2023, em uma lista tríplice com nomes das principais referências do setor no Brasil, Mauro Pires é analista ambiental do ICMBio, tem graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (UFG) e mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (UnB).

Saiba como sintonizar o Canal Gov na sua TV aqui.

Você também pode assistir pelo YouTube.

Por: Agência Gov

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte