Frente Parlamentar em Defesa da Juventude é recriada no Congresso Nacional
Secretária Nacional Adjunta da Juventude, Jessy Dayanne participa da reunião de relançamento do grupo que pode fortalecer as lutas da juventude.
Senado Federal e Câmara dos Deputados relançaram nesta quinta-feira (26/10) a Frente Parlamentar em Defesa da Juventude com o objetivo de fortalecer as lutas referentes à qualidade de vida da população entre 15 e 29 anos no Brasil. O relançamento contou com a presença de duas deputadas federais, Dandara e Camila Jara e de dois senadores, Irajá e Damares Alves. A Secretária Nacional Adjunta de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, Jessy Dayane e o Secretário-Geral do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Gustavo Gama também participaram do evento.
Durante a reunião foi aprovada a comissão executiva da Frente que passa a ter o senador Irajá (PSD-TO) na presidência, a deputada federal Camila Jara (PT-MS), na vice-presidência, senador Weverton Rocha (PDT-MA), na segunda vice-presidência, deputado Túlio Gadelha (REDE-PE) na terceira vice-presidência, deputado Aliel Machado (PV-PR) na secretaria, deputado Pedro Campos (PSB-PE) na segunda secretaria, senador Nelsinho Trad (PSD-MS) na terceira secretaria, deputada Iza Arruda (MDB-PE), na quarta secretaria, deputado Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ) na quinta secretaria e como coordenadora na Câmara dos Deputados, deputada Daiana Santos (PCdoB-RS) e no Senado, a senadora Leila do Vôlei (PDT-DF).
A secretária adjunta da SNJ, Jessy Dayane, alertou para o final do boom demográfico, quando o Brasil atingiu 25% de sua população na faixa etária da juventude, e para a necessidade do país aproveitar a força de trabalho dos jovens para alavancar a economia e combater as desigualdades. “Mas o que estamos vendo é o segundo país do mundo com jovens sem trabalho e sem educação. Ainda há tempo de consolidar os direitos dessa juventude e investir nessa enorme parte de nossa população e esse é o papel dessa Frente” afirmou Jessy Dayane.
O secretário do Conjuve, Gustavo Gama disse da alegria com a reinstalação da Frente e lembrou do esforço do governo federal em realizar a 4ª Conferência Nacional de Juventude. “Mesmo sem previsão orçamentária, a Conferência será realizada e mais de 1300 municípios já fizeram seus encontros para compor o documento final da nacional que será um subsídio para o trabalho dessa Frente e do Congresso Nacional” afirmou Gustavo. Ele ainda fez questão de alertar que não é possível que um país, com 25% de seu povo na faixa da juventude, não tenha uma política nacional de juventude.
O presidente da Frente Parlamentar, senador Irajá (PSD-TO) citou dados sobre a juventude que mostram que 7 milhões de jovens brasileiros estão sem emprego e sem estudo. De acordo com o parlamentar, estudos mostram que a maioria destes jovens são mulheres e negras. “Esses dados revelam a necessidade de políticas públicas voltadas para a empregabilidade e educação dos jovens” afirmou o senador.
A vice-presidente da Frente, Camila Jara (PT-MS) lembrou a responsabilidade da Frente. “ No ano passado, saiu uma pesquisa que dava conta de que mais da metade dos sonhos dos nossos jovens era ir morar no exterior. Isso é muito grave.” Disse a deputada alertando que a Frente precisa atuar para reverter esse quadro e incluir os jovens, mesmo os de lugares mais distantes, nos espaços de poder e assim fazer, do Brasil, um país de oportunidades para os jovens.
4ª Conferência Nacional de Juventude no Brasil Participativo
Por: Secretaria-Geral da Presidência da República
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte