Funai apoia líderes indígenas no combate à discriminação na Paraíba
Enquanto órgão federal dedicado à promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas no Brasil, a Funai reconhece a extrema importância de abordar publicamente questões de discriminação e preconceito contra os povos indígenas
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), por intermédio da Coordenação Regional de João Pessoa, reafirma seu compromisso com as lideranças indígenas Potiguara em Patos, Paraíba, que foram alvo de comentários racistas em um programa de rádio neste mês de outubro.
Enquanto órgão federal dedicado à promoção e proteção dos direitos dos povos indígenas no Brasil, a Funai reconhece a extrema importância de abordar publicamente questões de discriminação e preconceito contra os povos indígenas. O reconhecimento e respeito pelas diversas culturas indígenas, bem como a proteção e promoção dos direitos desses povos, constituem deveres constitucionais e uma missão institucional da Funai.
A Funai formalmente denunciou o caso ao Ministério Público Federal (MPF) e solicitou a implementação de medidas que incluem a abertura de um processo de apuração, o requerimento à Justiça para proibir a veiculação de conteúdos racistas, a notificação dos responsáveis pelos programas e apresentadores envolvidos para prestarem esclarecimentos, bem como a realização de audiências públicas e ações educativas relacionadas à diversidade cultural.
Para a Fundação, este é um momento fundamental para promover a compreensão e conscientização da sociedade civil, descontruindo estereótipos que perpetuam o racismo, prejudicando a convivência intercultural e a preservação da rica diversidade cultural dos povos indígenas. Além disso, é uma oportunidade crucial para garantir que as vozes das comunidades indígenas sejam ouvidas e respeitadas.
Para acessar a declaração do líder indígena, Cacique Caboquinho, durante a Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Patos (PB) realizada em 10 de outubro de 2023, veja o vídeo a seguir:
Por: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte