Funai participa de seminário sobre Justiça Eleitoral e cidadania indígena em Alagoas
O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e contou com a presença de juízes, promotores, servidores responsáveis pelos cartórios eleitorais nos municípios com população indígena
Servidores da unidade da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) localizada em Maceió participaram na segunda-feira (16) do Seminário "Justiça eleitoral e cidadania Indígena em Alagoas". O evento foi promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL) e contou com a presença de juízes, promotores, servidores responsáveis pelos cartórios eleitorais nos municípios com população indígena, a fim de marcar a instauração de um novo olhar da Justiça Eleitoral para os povos indígenas.
O seminário contou com a fala da assessora-chefe de Inclusão e Diversidade da Secretaria Geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Samara Pataxó, que abordou as perspectivas e desafios para a promoção da participação indígena no processo eleitoral.
Pela Funai, estiveram presentes o coordenador regional, Cícero Albuquerque, e a indigenista especializada e Chefe da Divisão Técnica, Gabriela Pacheco, que falaram sobre a atuação da Fundação em Alagoas. Eles também ressaltaram a importância do momento para promoção da democracia e cidadania para os povos indígenas do Estado.
O seminário contou ainda com a participação da vice-coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Marli Araújo, e do superintendente de Políticas para Povos Indígenas em Alagoas, Maynami Santana - Xucuru Kariri.
Por: Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte