O espaço-conceito inédito da Embratur, a Galeria Visit Brasil , em Paris, foi palco do lançamento do escritório francês da Central Única das Favelas (CUFA). O evento foi realizado neste sábado (7), e contou com parceria da Embratur e da Unesco. A principal missão da unidade francesa é realizar a primeira edição do Expo Favela Innovation em Paris, prevista para outubro de 2024. Durante o evento, também ocorreu uma oficina de ervas sagradas e a apresentação do vídeo-manifesto da campanha Salvador Capital Afro.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, aproveitou para ressaltar para o público presente na Galeria, entre autoridades, representantes do setor do turismo francês, jornalistas e convidados, o quanto o mundo precisa entender a diversidade como solução para diversos problemas, em especial o desenvolvimento socioeconômico.
“A gente quer que o mundo seja melhor, e é isso que estamos buscando. Eu acredito que o turismo é uma das soluções. Mas também acredito que a mistura da favela com o asfalto também seja. Tudo que se faz de bom ou é criado na favela precisa ser mostrado para o mundo, e esse papel não é só da favela. Até porque a favela não foi construída para ser vista, muito pelo contrário. Na realidade, a favela foi construída num projeto de cidade de amnésia, para ser esquecida. Então, fico muito feliz em participar dessa inauguração junto com a Cufa, porque precisamos trazer a periferia para o olhar de uma nova ideia de cidade, de parceria e de investimento”, ressaltou Freixou.
Para a diretora da CUFA França, Karina Tavares, a presença da instituição em Paris irá fomentar o empreendedorismo da comunidade da periferia francesa. Segundo ela, um dos objetivos da sede na França é, assim como no Brasil, ser a parceira social da Expo Favela Innovation Paris, maior feira de negócios de favela do mundo.
“A CUFA é uma instituição reconhecida no mundo todo pela atuação em favelas e periferias. Aqui na França, temos uma comunidade de periferia muito grande que tem um empreendedorismo pulsante. Portanto, um dos objetivos da chegada da CUFA na França é conectar, através da Expo Favela Innovation, empreendedores das periferias com os grandes empresários e investidores de Paris, como também de toda a França”, avaliou.
Afroturismo
Na oportunidade a Embratur apresentou seus destinos de Afroturismo, unindo gastronomia, música e saberes por meio do Workshop de Folhas Sagradas, ministrado pelo Baba Anderson, da Associação Pipocas em Paris.
O presidente Marcelo Freixo ainda explicou que o afroturismo é um dos eixos centrais de trabalho da atual gestão da Embratur. “Essa é a primeira vez na história da Embratur que esse segmento turístico está no centro de ações da Agência; mas não é porque estamos olhando para o passado do nosso país, mas, sim, porque estamos olhando o futuro. Estamos dizendo que o mundo não pode ser outro senão resgatar as experiências, os quilombos, as comunidades tradicionais, se não tiver o turismo de base comunitária. E nós estamos fazendo tudo isso pelo turismo. Então, quando a gente transforma em destino turístico uma experiência de vida que dá sentido para o nosso país – por exemplo, que é ser brasileiro -, isso significa o resgate da nossa diversidade, e o Brasil é diverso”.
Já para a coordenadora de Afroturismo, Diversidade e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, a CUFA se tornará uma grande parceira da Agência na promoção do afroturismo e geração de emprego e renda. “A Embratur e a CUFA Paris estão no início de um grande relacionamento. Ambas promovem geração de emprego e renda. A Embratur impulsiona o turismo, já a CUFA movimenta os empreendedores da periferia, dando visibilidade às comunidades periféricas. A CUFA de Paris irá movimentar o Brasil na França, as pessoas terão curiosidade sobre o Brasil, nos colocando na vitrine dos destinos turísticos do mercado francês”, afirmou.
Saiba mais sobre a Galeria Visit Brasil
Promover o turismo brasileiro no exterior por meio de um inovador projeto de galeria de arte, que reúne experiências multissensoriais e apresenta um Brasil sustentável e diverso para o turista internacional, é o principal objetivo do projeto. O espaço-conceito irá proporcionar aos visitantes uma experiência imersiva, descobrindo o Brasil por meio das perspectivas da arte, da moda, da cosmética, do estilo de vida, das suas raízes e belezas naturais exuberantes, dos vibrantes ritmos da música e dos sabores autênticos da gastronomia brasileira.
Com um ambiente cuidadosamente projetado, a primeira edição desta ação inédita da Agência levará ao público francês, até o dia 8 de outubro, um pouco da cultura brasileira por meio de obras de artistas brasileiros, shows ao vivo, degustação da culinária regional do país e oficinas interativas.
A Galeria Visit Brasil é um projeto itinerante e, além da França, irá passar por Roma, na Itália, entre os dias 12 e 14 de outubro e Londres, na Inglaterra, nos dias 4 e 5 de novembro. Nos Estados Unidos, haverá Galerias em Nova Iorque, de 27 a 29 de outubro; Miami, entre os dias 9 a 11 de novembro, e Los Angeles, de 2 a 4 de novembro.
Por: Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur)