Gestão e Enap reinauguram complexo esportivo que é utilizado por atletas paralímpicos
Espaço acomoda 17 modalidades esportivas, sendo 12 paralímpicas, e é utilizado para o treinamento de atletas paralímpicos de alto nível
A ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck , participou na manhã desta sexta-feira (20/10), da reinauguração do Complexo Esportivo da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. As instalações do complexo acomodam 17 modalidades esportivas, sendo 12 paralímpicas, e é utilizada para o treinamento de atletas paralímpicos de alto nível, que já alcançaram os lugares mais altos do pódio.
A iniciativa faz parte do Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador (PQVT) da Enap e conta com o apoio da Associação de Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), que desde 1990, promove assistência gratuita, continua e planejada às pessoas com deficiência, cuidadores e seu núcleo familiar, no Distrito Federal.
A ministra Esther Dweck destacou a importância da acessibilidade no complexo esportivo e a parceria para a formação de atletas paralímpicos.
“Estou emocionada e feliz com esse evento de hoje. Com a oportunidade de celebrar uma parceria que gera muitos frutos para o Brasil, que é uma potência no esporte paralímpico e um orgulho para todos. E saber que a gente contribui para formação desses atletas em nível regional, nacional e mundial, é realmente uma grande emoção. Ter esse espaço não só para os servidores, mas para a parceria com o Cetefe , só o torna mais importante e significativo . Com esse investimento no complexo, vamos ajudar ainda mais os grandes atletas a chegarem no topo ”, celebrou a ministra.
Para a presidente da Enap, Betânia Lemos, o complexo esportivo atende a demandas dos servidores por qualidade de vida, mas também contribui com o desenvolvimento de equipe s e melhor a a entrega de resultados para a sociedade. “O esporte une a gente, além de contribuir com o corpo e mente, contribui para a formação de uma equipe. Quando estamos juntos, fazendo um esporte coletivo, estamos desenvolvendo competências de colaboração, de parceria para atingir o objetivo final junto s . É isso que a gente quer para a Enap, para os servidores. Que a gente fique cada vez mais unidos, perseguindo nosso objetivo de tornar a Enap um lugar melhor para todos, todas e todes, contribuindo para que os servidores públicos brasileiros possam cada vez mais entregar melhores serviços para a sociedade”.
A presidenta da Enap, Betânia Lemos, reforçou a importância de garantir uma gestão que contribua com a diversidade e inclusão, com o objetivo de construir um ambiente de respeito e com oportunidades iguais de crescimento. “Através do esporte melhoramos a auto-estima , podemos ver do que somos capazes e, além disso, combatemos o capacitismo. Essa parceria com a Cetefe , que soma 33 anos, é muito importante para nós e queremos que permaneça por muitos anos”, destacou.
O complexo
O espaço possui três quadras profissionais de tênis, que já foram testadas e aprovadas por atletas da área, duas quadras de beach tennis e um campo de futebol society . Além disso, o complexo oferece academia de musculação, com mais de 40 equipamentos e professores à disposição para auxiliar quem precisa, treinamento funcional e aulas de alongamento.
O diretor de Gestão Interna da Enap, Lincon Moreira, destacou a série de ações realizadas para adaptar o espaço. “A gente trouxe a tecnologia para as instalações físicas esportivas. As quadras são preparadas com material com o tipo de configuração que pode receber esporte ou campeonato profissional, dentro das dimensões oficiais e recursos necessários para realização desse tipo de evento” , afirmou.
Parceria para programas sociais
A parceria com a Cetefe tem 33 anos e consiste na liberação da estrutura física do complexo esportivo da Enap para o desenvolvimento dos programas sociais da Associação (esportivos, educacionais, estimulação funcional, habilitação, reabilitação, trabalho, estudo e pesquisa, administrativo e de direito da pessoa com deficiência).
Em contrapartida a Cetefe oferece suporte técnico ao Programa de Qualidade de Vida do Trabalhador da Enap, com desenvolvimento de atividade aos servidores, terceirizados, alunos, estagiários e dependentes dos servidores da Enap, com programação contendo atividades de musculação, natação, avaliação funcional, alongamento, reabilitação e realização de eventos esportivos e culturais.
“São mais de 400 alunos beneficiados por essa parceria, atletas de nível nacional e mundial. A gente agradece a importância de aprender, de proporcionar esse tipo de desenvolvimento, de participar desse tipo de construção, de inclusão social e esportiva, de desenvolvimento do esporte brasileiro”, conclui u Lincon Moreira.
Os espaços já estão liberados para servidores e atletas treinarem , com competição já agendadas para o último trimestre do ano.
Histórico de resultados
A ampla estrutura, o nível de qualidade de atletas e treinadores alcançou a tão sonhada subida ao pódio: prata no Campeonato Mundial de Tiro com Arco (2023); ouro, prata e bronze na natação (Jogos Paralímpicos de Tóquio 2020); ouro no tênis em cadeira de rodas e prata no atletismo (Jogos Panamericanos de Toronto 2015). Para os Jogos Panamericanos de Santiago (2023), sete atletas foram convocados.
São mais de 400 atletas beneficiados pela parceria com o Centro de Treinamento de Educação Física Especial ( Cetefe ). As instalações do complexo englobam 17 modalidades esportivas, sendo 12 paralímpicas: atletismo, bocha, goalball , halterofilismo, judô, natação, parabadminton , tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, tiro com arco, vôlei sentado, rugby em cadeira de rodas.
Como se inscrever?
Os servidores e colaboradores da Enap que quiserem se matricular nas modalidades disponíveis devem procurar a Cetefe , no subsolo do ginásio, ou enviar email para esporte@cetefe.org . As modalidades oferecidas para os profissionais da Escola são: alongamento e treinamento funcional; beach tennis ; musculação e tênis de quadra. É possível agendar avaliação física e em breve serão abertas as inscrições para natação.
O servidor e o estagiário que estiverem em exercício na Enap poderão realizar atividades no complexo esportivo, em horário acordado com a chefia imediata ou o supervisor, desde que não prejudique o andamento das atividades da unidade. Já o terceirizado poderá realizar atividades no complexo esportivo, fora do horário de expediente, mediante e-mail de autorização da chefia imediata e respeitando as condições do contrato de trabalho.
Por: Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte