Economia

Ministério da Fazenda lança programa institucional de integridade

Medida tem como objetivo combater irregularidades no desempenho do serviço público

03/10/2023 12:05
Ministério da Fazenda lança programa institucional de integridade
Foto: Marcelo Justo/Fazenda

 

Com um conjunto de princípios e normas para prevenir, detectar e obstruir práticas irregulares e desvios éticos no serviço público, foi lançado nesta terça-feira (03/09) o Programa de Integridade do Ministério da Fazenda.

O programa propõe ações, no âmbito do ministério, de prevenção a fraude e corrupção, a conflito de interesses, ao nepotismo, prevenção ao assédio no trabalho, a desvios de conduta e violação ou desrespeito a direitos, tratamento e transparência da informação, equidade e diversidade, eficácia dos controles e disseminação da cultura da integridade.

Ao participar do lançamento do programa, o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, elogiou o compromisso e profissionalismo dos servidores da pasta que é responsável por programas e decisões que geram impacto na vida dos brasileiros. Segundo ele, o Faz Integridade mostra à sociedade o rigor, transparência e zelo do Ministério da Fazenda com o serviço público.

“O serviço público vem se aperfeiçoando ao longo dos anos e tudo faz crer que com essa nova ação a gente mude de patamar. Nossa tarefa é sempre acumular forças, conhecimento, experiência para dar um salto de qualidade e poder entregar mais para o serviço público de qualidade. O que se pretende aqui é o que deveria ser a razão de ser de qualquer órgão de controle, é mostrar que 99,9% das pessoas se porta com dignidade e se, infelizmente, houver qualquer desvio indesejável e inaceitável vai se seguir o padrão de conduta adequado no sentido de se apurar e responsabilizar”, afirmou o ministro.

Já o chefe da assessoria especial de controle interno do Ministério da Fazenda, Dany Secco, detalhou que há documentos recomendando que sejam instituídos programas de integridade na administração pública federal e o lançamento de hoje atende a essa demanda.

“O Programa Faz Integridade é a forma institucional de dizer que queremos e trabalhamos para que o Ministério da Fazenda seja luz na prevenção e no combate aos desvios em suas várias formas”, disse Dany Secco.

Para evitar ao máximo a ocorrências de irregularidades, o Ministério vai realizar ações internas de capacitação de servidores em temas relacionados à integridade, promoção da igualdade de gênero no ambiente institucional e vai divulgar canais de comunicação para consultas sobre questões éticas e de integridade, entre outras ações.

“Todo esse esforço é para que nada aconteça de desvios, para construir essa cultura e evitar ao máximo os desvios. O Faz Integridade é também um compromisso para que estruturas e procedimentos sejam estabelecidos para que se possa dar respostas na infelicidade de um evento de risco se tornar real”, explicou Dany Secco.

Leia mais: Brasil registra 1,38 milhão de empregos com carteira assinada até o fim de agosto

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte