Educação

Governo federal vai conectar 5.684 mil escolas de Mato Grosso do Sul

100% das escolas públicas da educação básica terão internet de qualidade. Estratégia Nacional de Escolas Conectadas é coordenada pelo MEC e MCom

17/10/2023 17:08
Governo federal vai conectar 5.684 mil escolas de Mato Grosso do Sul

 

O acesso à internet de qualidade nas escolas benef iciará mais de 5 . 684 mil crianças e adolescentes do estado de Mato Grosso do Sul. A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas , coordenada pelos Ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações ( MCom ) , vai reunir todas as políticas públicas relacionadas que estão em andamento . O objetivo é universalizar a conectividade nas 1.354 instituições de educação municipais, estaduais e federais do estado até 2026.

Mato Grosso do Sul conta hoje com 707 escolas de educação básica que possuem acesso à internet (52,2%), mas com velocidade inadequada para o uso dos alunos e professores em sala de aula. A lém disso, a rede W i -F i não está presente em 501 escolas (37% do total) , e outras duas estão completamente desconectadas.

Eixos A E stratégia tem seis eixos: competências e formação; currículo; conectividade; dispositivos e ambientes; gestão e transformação digital; e recursos educacionais digitais.  Segundo o Ministro de Estado da Educação, Camilo Santana, o objetivo é educar com tecnologia para a inclusão e cidadania digital. “A ideia é garantir que as escolas que não têm banda larga fixa sejam as primeiras a serem atendidas nesse programa. Nes t e momento, 79% dessas escolas estão nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, então essas serão as escolas que terão prioridade nessas etapas da E stratégia ”, afirmou Camilo durante o lançamento da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, em 26 de setembro, em Brasília (DF).

Segundo o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, o Escolas Conectadas vai fomentar a equidade de oportunidades de acesso às tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem , além de universalizar a conectividade . “A conectividade significativa nas escolas públicas será capaz de transformar o ensino no Brasil. A contribuição do Ministério das Comunicações é no sentido de disponibilizar uma infraestrutura de conectividade que auxilie e apoie os professores e gestores na educação de nossas crianças e jovens. Vamos colocar a tecnologia a serviço dos trabalhadores da educação e dos nossos estudantes. Acesso à internet é democracia, é participação social, é cidadania”, ele destacou.

Execução A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas será realizada em cinco frentes: disponibiliza ção de energia elétrica por rede pública ou fonte renovável em todas as escolas durante todo o dia; expan são d a tecnologia de acesso à internet de alta velocidade mediante a implantação e manutenção de rede de fibra ótica, satélites e outras soluções; contrata ção de serviço com velocidade que permita o uso de vídeos, plataformas educacionais, áudio s , jogos, entre outros recursos; disponibiliza ção de rede sem fio segura para acesso à internet nos ambientes escolares , de modo que turmas inteiras consigam conectar -se simultaneamente à rede Wi - Fi para uso pedagógico; e disponibiliza ção de equipamentos e dispositivos eletrônicos portáteis de acesso à internet nos parâmetros adequados.

As escolas públicas brasileiras serão conectadas por fibra ótica ou via satélite com uma velocidade a propriada para fins pedagógicos. Além disso, as unidades de educação contarão com cobertura completa de rede Wi - F i . Já para as escolas que não possuem acesso à energia elétrica ou que possuem acesso somente à energia elétrica de gerador fóssil, será viabilizada a conexão com a rede pública de energia ou serão disponibilizados geradores elétricos fotovoltaicos.

Fins pedagógicos Dentre as prioridades do governo federal, estão: g arantir que a tecnologia possa ser utilizada pedagogicamente e promover a equidade de oportunidades no acesso às tecnologias digitais. Esse uso da conectividade nas escolas, para além das funções administrativas, permitirá : a realização de atividades pedagógicas e administrativas on - line; a utilização de recursos educacionais e de gestão; o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming; e a disponibilidade de rede sem fio no ambiente escolar.

A tecnologia também pode ser uma poderosa aliada na mão das professoras e dos professores, ao amplia r as opções de recursos, experiências e interatividade nas práticas pedagógicas e possibilita r maior personalização d o aprendiza do . Para isso, mais do que conectar as escolas, é preciso buscar uma transformação digital no processo de ensino e aprendizagem.

Nesse sentido, a tecnologia deve apoiar uma gestão mais eficiente das secretarias e escolas. Os recursos educacionais digitais, alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) , devem ser diversificados e de qualidade . Além disso , precisam estar disponíveis para estudantes e professores, em complementação (e não substituição) aos materiais impressos.

Também é necessário olhar para a formação : deve -se desenvolve r as competências digitais dos profissionais da educação básica e promove r práticas pedagógicas inovadoras. Os currículos, alinhados à BNCC, precisa m incluir a cidadania digital e novas competências digitais adequadas a cada etapa de ensino (usar, entender e refletir sobre tecnologia). A conectividade tem d e ser de qualidade, para permitir o uso pedagógico em todas as escolas e garantir dispositivos e equipamentos tecnológicos a estudantes, professores e gestores.

Investimento A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas vai articular políticas de conectividade de escolas criadas recentemente. São elas: Fundo de Universalização de Serviços de Telecomunicações ( Fust ) ; Programa Aprender Conectado (PAC); Lei de Conectividade (Lei n. o 14.172/2021) ; Wi - Fi Brasil ; Programas Norte e Nordeste Conectados ; e Política de Inovação Educação Conectada ( P ie c ).

Com essa união de esforços, serão investidos R$ 8,8 bilhões para as ações relacionadas às escolas conectadas . Desse total, R$ 6,5 bilhões pertencem ao eixo “Inclusão Digital e Conectividade” , do Novo PAC, e serão destinados à implantação de conexão à internet e rede interna nas escolas. Os recursos são provenientes de quatro fontes: Leilão do 5G ; Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações ( Fust ) ; Programa de Inovação Educação Conectada ( Piec ) ; e Lei n. o 14.172 , de 2021.

Os R$ 2,3 bilhões adicionais serão usados para viabilizar os demais eixos da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Os recursos provêm de três fontes: Lei n. o 14.172/2021 R$ 1,7 bilhão; Política de Inovação Educação Conectada ( Piec ) R$ 350 milhões; e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) R$ 250 milhões.

Comitê Executivo A Estratégia Nacional será gerida por um Comitê Executivo coordenado pelo M EC . O Ministério das Comunicações ( MCom ) e a Casa Civil da Presidência da República terão representantes no Comitê, assim como o M inistério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), o Ministério de Minas e Energia (MME) , a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), as Telecomunicações Brasileiras S.A. (Telebras) , o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP).

O Comitê será responsável por estabelecer metas para o Escolas Conectadas , além de definir e publicizar parâmetros técnicos da conectividade. As metas e os documentos técnicos aprovados servirão como referência para a atuação dos demais órgãos e colegiados, especialmente d o Grupo de Acompanhamento do Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas ( Gape ) e d o Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações ( Fust ).

O MEC vai articular e coordenar ações para atingir os objetivos junto aos estados, a o Distrito Federal e a os municípios. a o M Com compete propor soluções de conectividade mais eficientes, de acordo com a realidade de cada escola.

Cenário O Nordeste é a região com a maior quantidade de escolas que passarão a ter internet de qualidade, totalizando 49.953 instituições. Em seguida , está o Sudeste ( 40.365 ) ; o Norte ( 20.366 ) ; o Sul ( 19.826 ) ; e o Centro - Oeste ( 7.845 ) .

 

Por: Ministérios da Educação (MEC)

 

Link: https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/governo-federal-vai-conectar-5-684-mil-escolas-de-mato-grosso-do-sul
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