Fernando Haddad vai ao Marrocos para reunião anual do FMI
Com o Brasil à frente do G20 em 2024, o ministro da Fazenda cumprirá agendas bilaterais estratégicas, incluindo um encontro com a ministra das Finanças da Índia, Nirmala Sitharaman
Nesta terça-feira (10/10), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, embarca para Marrakesh, no Marrocos, onde representará o Governo Federal na reunião anual do Fundo Monetário Internacional (FMI). Durante a viagem, que se estende até sábado (14/10), Haddad também participará de agendas bilaterais e de reuniões preparatórias para a organização do G20, evento que terá o Brasil como País anfitrião em 2024, após ter assumido a Presidência do grupo este ano.
A reunião anual do FMI, um dos principais eventos globais relacionados à economia, reunirá ministros de finanças e presidentes de bancos centrais de 189 países e proporcionará um espaço para discussão de temas emergentes e estratégias econômicas globais. Na pauta deste ano, modelos de financiamento global estarão em foco, com debates influenciados pelo atual cenário de aumento das tensões geopolíticas.
Com o Brasil na presidência do G20, o ministro Haddad aproveitará a ocasião para dialogar sobre a organização do encontro. O fórum, que agrega as maiores economias do mundo e acontecerá no Brasil ano que vem, terá como pano de fundo a inclusão social e combate à fome, a transição energética e desenvolvimento sustentável e reformulação de instituições de governança global.
Leia mais: Brasil recebe a Presidência do G20 no encerramento da cúpula de Nova Delhi
Nas agendas bilaterais em Marrakech, o ministro da Fazenda pretende tratar de assuntos pertinentes às relações comerciais e cooperação econômica entre o Brasil e outros países. A atuação do Brasil no cenário internacional econômico, sobretudo por meio do G20, enfatiza o papel ativo que o país tem desempenhado em fóruns globais, buscando dialogar e estabelecer parcerias estratégicas para fortalecer não apenas a economia nacional, mas também contribuir com o equilíbrio e desenvolvimento global.
Durante três dias intensos, diversos compromissos de relevância estão marcados. No primeiro encontro de quinta-feira (12/10), Haddad fará uma reunião bilateral com Nirmala Sitharaman, ministra das Finanças da Índia. O encontro é um dos últimos compromissos da indiana frente à trilha financeira do G20, cuja presidência será assumida por Haddad.
No mesmo dia, haverá uma sessão plenária do Development Committee, seguida por reuniões bilaterais com Bruno Le Maire, ministro da Economia e Finanças da França, e Kristalina Georgieva, diretora-geral do FMI. Ainda na quinta-feira, uma reunião com Dilma Rousseff, presidenta do Novo Banco de Desenvolvimento, antecede a reunião de bancada com o FMI e, por fim, o dia se encerra com um jantar ministerial do G20.
Na sexta-feira (13/10), Haddad fará um encontro bilateral com Amina Mohammed, secretária-geral adjunta da ONU. Em seguida, há um compromisso com Sri Mulyani, ministra das Finanças da Indonésia, e uma sessão do Finance Ministers and Central Bank Governors (FMCBG) G20. À tarde, a agenda do ministro contará com um encontro com Jeremy Hunt, chanceler do Tesouro do Reino Unido, Ajay Banga, presidente do Grupo Banco Mundial e Achim Steiner, diretor executivo do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
O sábado (14/10), é marcado pela plenária do International Monetary and Financial Committee (IMFC). O retorno de Fernando Haddad ao Brasil está previsto para sábado.
Por: Ministério da Fazenda
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte