Saúde

Hospital Universitário do Maranhão atingiu, em outubro, a marca de 100 doações de córneas neste ano

Número expressivo não acontecia desde o início da pandemia da Covid–19

30/10/2023 15:20
Hospital Universitário do Maranhão atingiu, em outubro, a marca de 100 doações de córneas neste ano
Foto: Divulgação/Ebserh

 

Nesse mês de outubro, o Hospital Universitário da UFMA (HU-UFMA), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), atingiu a marca de 100 doações de tecidos oculares no ano de 2023. Esse dado representa 200 córneas doadas, uma vez que cada doador doa duas córneas. É símbolo de qualidade de vida e de novas possibilidades para muitas pessoas que estavam na lista de espera para o transplante. O número marca, também, o resultado do esforço de diversos profissionais que incentivam a conscientização da sociedade sobre a importância da doação de órgãos.

Por conta da pandemia da Conid-19, houve uma grande redução na quantidade de doações. Em 2022, foram 48 doadores; em 2021, 50; e em 2020, apenas 23. A retomada de um número expressivo é fundamental para levar mais esperança aos que ainda aguardam por um transplante. Atualmente, cerca de 800 pacientes estão à espera do desse procedimento no Maranhão.

A responsável técnica do Banco de Olhos do HU-UFMA, Ângela Veiga, enfatiza que a sensibilização da sociedade para o tema é fundamental. “Esse momento é fruto de esforços conjuntos, que envolvem profissionais da área, instituições e hospitais que trabalham juntos para mudar essa realidade. Desenvolvemos, de forma perene, campanhas de conscientização pública, educação nas escolas, sensibilização nas instituições de saúde. Além de oferecer um atendimento humanizado, com acolhimento familiar. Tudo isso influencia”, explicou Ângela.

O HU-UFMA é o único hospital no Maranhão que possui um Banco de Olhos. Funciona ininterruptamente e está localizado na cobertura da Unidade Materno Infantil.  A unidade da Rede Ebserh fornece tecidos oculares para todas as clínicas conveniadas com o SUS, que são credenciadas para transplante de córneas. De acordo com a chefe da Unidade de Transplantes, Priscila Monteiro, o Banco trabalha realizando busca ativa por potenciais doadores dentro do HU, fora – em outras instituições de saúde, como o Instituto Médico Legal (IML) e o Serviço de Verificação de Óbito (SVO) – e atendendo às notificações de óbitos para avaliação da possibilidade de doação, realização de entrevista familiar, captação dos globos oculares, processamento, controle, armazenamento e dispensação dos tecidos oculares para transplantes.

Ângela Veiga reforça que o Banco de Olhos conta com tecnologia adequada para preservação das córneas. “Ela ajuda na melhoria da qualidade do tecido e nos dá um período de 14 dias para que esse transplante aconteça”, pontuou.

Sobre a Ebserh

O HU-UFMA faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

Link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/hospital-da-rede-ebserh-em-sao-luis-ma-atingiu-em-outubro-a-marca-de-100-doacoes-de-corneas-neste-ano
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte