Povos indígenas

Ibama mantém fiscalizações contra garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé

Localizada no estado do Mato Grosso, a Terra Indígena foi homologada em 1985 e é ocupada tradicionalmente pelo povo Nambikwara

23/10/2023 13:39
Ibama mantém fiscalizações contra garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé
Foto: Divulgação/Ibama

 

A fiscalização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) na Terra Indígena (TI) Sararé, no Mato Grosso, resultou em mais apreensões. No último dia 15, o Instituto deflagrou a terceira operação de combate ao garimpo ilegal. Até o momento, foram inutilizadas 33 escavadeiras hidráulicas, duas caminhonetes, 11 motores estacionários, uma moto e três geradores.

A Operação Ferro e Fogo contou com quatro agentes do Grupo de Resposta Rápida da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e cinco da Força Nacional. A última ação do Ibama na TI havia ocorrido no fim de setembro. As ações rotineiras provocaram a redução do número de alertas de garimpo ilegal, em outubro, com 210 km² até o momento.

A tendência é de queda. Em agosto passado, o Ibama detectou 1.170 km² de área invadida ilegalmente para a atividade de mineração. Em setembro, o perímetro foi reduzido para 960 km², queda de 18%. As operações realizadas pelo Instituto, neste ano, resultaram na inutilização de mais de 76 escavadeiras hidráulicas no interior da TI Sararé.

2023-10-23_alertas_garimpo_TI_Sarare_MT_Ibama.jpg
Gráfico de alertas por tempo
Porém, em 2023, houve expressivo aumento de alertas de garimpo no território. De 1º de janeiro a 17 de outubro de 2022, foram registrados 55 alertas em 56 hectares. No mesmo período deste ano, somam 1.227 alertas em 5,2km² (520 hectares), aumento de 2.230%. Os dados são da plataforma Brasil Mais - projeto operacional de sensoriamento remoto do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O aumento dos alertas de garimpo na TI Sararé pode ser explicado pela migração da atividade garimpeira ilegal para essa região. A facilidade logística para acesso à TI Sararé também favorece a ampliação rápida da atividade ilegal na área.

TI Sararé

A Terra Indígena Sararé, localizada no estado do Mato Grosso, nos municípios de Conquista D'Oeste, Nova Lacerda e Via Bela da Santíssima Trindade, foi homologada em 1985 e é ocupada tradicionalmente pelo povo Nambikwara.

Ela ocupa, em 2023, o segundo lugar no ranking de alertas de garimpo dentre todas as Terras Indígenas do Brasil, ficando apenas atrás da TI Kayapó (PA), seguida pelas TIs Yanomami (RR) e Munduruku (PA).

Por: Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) 
Edição: Yara Aquino

Link: https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/noticias/2023/ibama-mantem-fiscalizacoes-contra-garimpo-ilegal-na-terra-indigena-sarare-no-mt
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte