INSS dá início aos mutirões de reabilitação profissional
Primeira ação ocorre neste sábado (07), em Ribeirão Preto (SP). Outras localidades serão contempladas neste mês
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) promove neste sábado (07/10), em Ribeirão Preto (SP), ação extraordinária de reabilitação profissional. O objetivo é avaliar mais de 70 beneficiários que têm mais de 55 anos e estão em lista de espera do serviço na região.
A ação faz parte do Primeiro Mutirão Nacional de reabilitação profissional, que busca garantir o acesso dos segurados com capacidade de retorno ao trabalho a um processo de readaptação digna , efetiva e humanizada, reduzindo o tempo médio de espera e, consequentemente, diminuindo a fila da avaliação socioprofissional.
Também estão previstos atendimentos do serviço no Rio de Janeiro (RJ), em 14 e 15 de outubro; e em Blumenau (SC) e Cachoeiro de Itapemirim (ES), em 28 e 29 de outubro.
A participação do segurado no programa de reabilitação ocorre quando o encaminhamento é realizado pela Perícia Médica Federal ou por decisão judicial. Os participantes serão convocados pela equipe do INSS.
A ação está embasada no Ofício SEI Circular Conjunto DIRBEN/PRES-INSS nº 11/2023 e se respalda nos compromissos firmados no Plano de Ação do INSS e no Plano Plurianual (PPA), que preveem a ampliação significativa dos atendimentos de Reabilitação Profissional, visando a redução do tempo de espera e, consequentemente, a reinserção mais efetiva do segurado no mercado de trabalho.
Ribeirão Preto
A iniciativa será realizada por integrantes da equipe técnica de reabilitação profissional da Superintendência Regional Sudeste I (SRSE-I) e da Gerência- Executiva (GEX) local e profissionais de referência. No total, serão oito servidoras exclusivas do serviço de reabilitação que vão integrar a ação.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte