Saúde

Investimentos do PAC vão possibilitar ampliação dos hospitais da Rede Ebserh no Ceará

Anúncio foi feito pelo presidente da estatal, que administra 41 hospitais no Brasil, na posse da nova superintendente do Complexo Hospitalar da UFC

09/10/2023 18:22
Investimentos do PAC vão possibilitar ampliação dos hospitais da Rede Ebserh no Ceará

 

O Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh (CH-UFC), composto pelo Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (MEAC), recebeu na manhã desta segunda-feira (09) o anúncio de investimentos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) para obras de ampliação. A declaração foi dada pelo presidente da Ebserh, Arthur Chioro, que compareceu à solenidade em que o reitor da UFC, Custódio Almeida, deu posse à médica Josenília Gomes no cargo de superintendente do Complexo, com a presença de autoridades e comunidade hospitalar. O novo PAC prevê investimentos em diversos setores em todo o país, totalizando R$ 1,5 bilhão.

É a primeira vez que estes hospitais recebem recursos do PAC. Eles vão possibilitar o aumento da capacidade de ensino, pesquisa e inovação em saúde, com a modernização do HUWC e a finalização do novo prédio da Neonatologia da Meac, onde, por exemplo, o número de leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN) passará de 21 para 40 e os da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal, que atualmente são 35, serão 56.

“O ritmo da obra da Meac está bastante acelerado e arrancamos um compromisso de entrega da obra o quanto antes. Com isso, a Maternidade vai ter um excelente pronto-socorro obstétrico e nos permitir passar para a construção das Unidades Neonatais”, disse Chioro.

Quanto ao “novo Hospital Universitário Walter Cantídio”, o presidente acompanhou o reitor, Custódio Almeida, em visita guiada por gestores locais. “Estamos dando andamento aos trabalhos de recepção da doação do que seria o hospital do coração, do Instituto de Ciências Médicas, à UFC, e naquele espaço nós vamos construir o novo hospital Walter Cantídio, que será, sem sombra de dúvidas, o melhor e mais bonito hospital universitário do Brasil”, disse.

Nova gestão

Josenília Gomes é a primeira mulher a assumir como titular o cargo de superintendente do CH-UFC/Ebserh. Sua gestão é composta ainda por: Magda Almeida, gerente de Atenção à Saúde do HUWC; Edson Lucena, gerente de Atenção à Saúde da MEAC; Renan Montenegro Júnior, gerente de Ensino e Pesquisa do CH-UFC; e Rochelle Souza, gerente administrativa do Complexo Hospitalar.

O reitor enalteceu a nova gestora como uma profissional motivada e preparada, que entende claramente a importância dos HUs para a assistência o ensino e o aprendizado. Agradeceu também o superintendente anterior, Carlos Augusto Alencar Júnior, pela organização que o Complexo está hoje. Custódio Almeida revelou ainda os planos da UFC de participar na transformação do bairro onde está o CH-UFC em um Distrito de Inovação em Saúde. “Quando o novo HUWC chegar, vai estar inserido nesse distrito, uma iniciativa que já conta com o aval do ministro Camilo Santana, da Advocacia Geral da União e da Ebserh”, disse.

Em seu discurso de posse, a nova superintendente declarou que pretende garantir espaços de diálogo, horizontalizar o poder, promover uma liderança colaborativa e afetiva, com engajamento pelo entendimento e o uso racional dos recursos. “A aprendizagem significativa só se efetiva por meio da vivência e da convivência. Estamos aqui para restituir saúde e aliviar o sofrimento, mas a gente também precisa ser cuidado, e, para isso, encontrar zonas de descompressão no trabalho, nos entendendo como coletivo e ensinando a interprofissionalidade”, afirmou.

Sobre a Ebserh

O Complexo Hospitalar da UFC, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, faz parte da Rede Ebserh desde 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

 

Por: Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh)

 

Link: https://www.gov.br/ebserh/pt-br/comunicacao/noticias/investimentos-do-pac-vao-possibilitar-ampliacao-e-modernizacao-dos-hospitais-da-rede-ebserh-no-ceara
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte