Agricultura

Mais inovação exige mais inclusão

Presidente do Serpro, Alexandre Amorim, debate cidadania digital em painel do Rec’n’Play, realizado em Recife. Empresa tem intensa programação no evento

19/10/2023 22:48
Mais inovação exige mais inclusão
Foto: Divulgação/Serpro

 

“A cidadania digital e o papel do Estado: uma abordagem inovadora” foi o título do painel que contou com a participação do presidente do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), Alexandre Amorim, durante o Rec’n’Play, festival que tem como objetivo criar conexões em Recife, fomentando o empreendedorismo de base tecnológica. “Inclusão social é inclusão digital. Se o processo de transformação não for feito pra todo mundo, ele não vale. E é por isso que nós temos que olhar para os mais vulneráveis, para as minorias. Não podemos deixar ninguém pra trás”, afirmou o executivo da estatal de TI.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Joana Florêncio, e o CEO da Cesar School - instituição de ensino e inovação sediado na capital pernambucana, Eduardo Peixoto. “Para o cidadão, não importa se é federal, estadual ou municipal, ele espera que a prefeitura ofereça aquele serviço para ele”, comentou a secretária, ao dialogar sobre a importância da articulação de todas as esferas do poder publico.

Ao abordar também a constante e acelerada inovação tecnológica, Eduardo Peixoto disse “quanto mais inovação, mais inclusão”, reiterando a importância da educação para o exercício da cidadania digital.

Parcerias

“Temos que olhar com muito bons olhos para as parcerias com o setor privado. A solução para um problema no setor público pode estar numa pequena entrega daqui do Porto Digital de Recife”, ressaltou o presidente do Serpro. Em sua participação nas atividades do Rec’n’Play, Alexandre Amorim, reforçou o papel da empresa na retomada do pacto federativo, com a empresa adotando várias frentes de parcerias, articulação e colaboração tecnológica com secretarias e estatais municipais e estaduais na área de tecnologia. Na quarta, 18, o presidente participou do Gov in Play, atividade paralela ao festival juntamente com lideranças de TI do Estado de Pernambuco e da capital.

Inovação no Setor Público

A última atividade do Serpro no festival será um painel especial sobre inovação no setor público, às 16, nesta sexta-feira, 20/10. O presidente Amorim divide o palco com a ministra de Ciência de Tecnologia, Luciana Santos, e com o prefeito de Recife, João Campos, dentre outras autoridades.

Presença da empresa no Rec’n’Play

Validação biométrica, ambientes de trabalho saudáveis e de alto desempenho, patrocínio público em projetos de inclusão sociodigital, como alavancar negócios digitais com soluções Serpro, desenvolvimento de competências e destreza digital, inteligência artificial responsável e transparente, a tríplice hélice da inovação e a jornada de adoção de nuvem com governança e soberania são os temas das palestras de especialistas do Serpro.

Festival

O Rec’n’Play se apresenta como uma experiência diferenciada de inovação e tecnologia. Totalmente gratuito, o evento aborda as mais recentes tendências em quatro áreas temáticas: tech, empreendedorismo, cidades e economia criativa. De 18 a 21 de outubro, em diferentes espaços do Bairro do Recife, reúne renomados especialistas de diversas esferas, oferecendo uma série de workshops, palestras, painéis, shows, exposições e oportunidades de networking.

Por: Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro)

Link: https://www.serpro.gov.br/menu/noticias/noticias-2023/mais-inovacao-exige-mais-inclusao
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte