Mapa integra debates do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola
A iniciativa tem como foco melhorar os meios de subsistência das populações rurais mais desfavorecidas e vulneráveis do Brasil, mantendo o compromisso com a sustentabilidade
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) integrou, nesta terça-feira (3), a mesa de discussões do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida). A reunião foi realizada na Casa da ONU, no Complexo Sérgio Vieira de Mello, em Brasília (DF), com o objetivo estabelecer uma linha de atuação segmentada para o Programa de Oportunidades Estratégicas para o País Baseado em Resultados (COSOP). A iniciativa tem como foco melhorar os meios de subsistência das populações rurais mais desfavorecidas e vulneráveis do Brasil, mantendo o compromisso com a sustentabilidade.
O COSOP levará em consideração a trajetória brasileira de desenvolvimento, examinando as contribuições do Fida. A abordagem compreende inovação, práticas rigorosas de monitoramento e avaliação, por meio da integração do trabalho institucional e político, para que bons resultados sejam alcançados para o público pretendido. Entre os temas debatidos no encontro destacam-se políticas públicas e soluções técnicas para o desenvolvimento do setor agrícola.
Presente na reunião do Fida, a diretora do Departamento de Reflorestamento e Recuperação de Áreas Degradadas (Deflo/SDI/Mapa), Lizane Soares Ferreira, apresentou o Plano Amazônia+Sustentável, que promove a integração de políticas públicas para estruturação produtiva, acesso a mercados, aquisição de alimentos, inovação e valorização das culturas tradicionais nos nove estados da Amazônia Legal. E, também, o Nordeste+Sustentável que, por sua vez, impulsiona ações para o desenvolvimento econômico, social e sustentável da Região Nordeste e do norte de Minas Gerais e Espírito Santo.
Por: Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte