Relações exteriores

Mauro Vieira dialoga com primeiro-ministro do Catar sobre crise humanitária no Oriente Médio

O embaixador e ministro das Relações Exteriores do Brasil está em Nova York, onde participará de reunião de emergência das Nações Unidas sobre o conflito entre Israel e Hamas

30/10/2023 14:22
Mauro Vieira dialoga com primeiro-ministro do Catar sobre crise humanitária no Oriente Médio
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Diretamente de Nova York, nos Estados Unidos, o ministro das Relações Exteriores, embaixador Mauro Vieira, falou ao telefone com o primeiro-ministro e ministro das Relações Exteriores do Catar, Mohammed bin Abdulrahman Al-Thani, informou o Itamaraty nesta segunda-feira (30/10). Na pauta, a crise humanitária no Oriente Médio.

"Discutiram a crise israelo-palestina e os esforços para a liberação da passagem de estrangeiros retidos em Gaza ao Egito, inclusive mais de 30 brasileiras e brasileiros. Conversaram também sobre a resolução de apoio humanitário em discussão no Conselho de Segurança da ONU", divulgou o órgão.

O embaixador Mauro Vieira está em Nova York para participar de uma reunião de emergência da Organização das Nações Unidas (ONU). O Brasil exerce a Presidência do Conselho de Segurança do órgão durante o mês de outubro, ou seja, até a próxima terça-feira (31/10).

O encontro está marcado para acontecer às 15h, no horário local (16h, pelo horário de Brasília/DF). A expectativa é obter um cessar-fogo imediato, permitir a entrada de comboios humanitários e negociar a passagem de pessoas que estão na zona de conflito através da fronteira de Gaza com o Egito.

>> Leia mais: Chanceler brasileiro participa de reunião de emergência da ONU

Desde o início do conflito, em 7 de outubro, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, já teve diálogos por telefone com lideranças dos Emirados Árabes Unidos, de Israel, da Palestina, do Egito, da França, da Rússia, da Turquia, do Irã, também do Catar e do Conselho Europeu.

O Conselho de Segurança da ONU tem cinco membros permanentes: China, França, Rússia, Reino Unido e Estados Unidos, e fazem parte do conselho rotativo Albânia, Brasil, Equador, Gabão, Gana, Japão, Malta, Moçambique, Suíça e Emirados Árabes.

>> Leia também: Embaixador reforça necessidade de rápida autorização para repatriar brasileiros em Gaza

Por: Agência Gov
Texto: Daniella Cambauva


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte