MCom entrega mil computadores a 94 instituições no Maranhão
Equipamentos serão utilizados para a criação de novos Pontos de Inclusão Digital (PIDs)
O Ministério das Comunicações (MCom) entregou mil computadores a 94 instituições de 74 municípios do estado do Maranhão na tarde desta segunda-feira (30/10). Os equipamentos foram doados por meio do programa Computadores para Inclusão. As instituições serão beneficiadas com computadores recondicionados em Centros de Recondicionamento de Computadores (CRC) para a criação de Pontos de Inclusão Digital (PIDs).
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, celebrou a entrega, que tem o objetivo de promover iniciativas de inclusão digital em escolas públicas, associações, telecentros e unidades de saúde. “Nossa missão é assegurar que todos os cidadãos tenham a oportunidade de se beneficiar das novas tecnologias. A inclusão digital é um elemento fundamental para a igualdade de oportunidades e o desenvolvimento do país. A entrega desses computadores representa um passo importante nessa direção, visando criar uma sociedade mais conectada e inclusiva”. A previsão é que até o final de dezembro sejam entregues mais mil computadores.
No mesmo evento, foi assinado o Acordo de Cooperação entre o Mcom e o Governo de Estado do Maranhão, com a intenção de aprimorar as ações do Programa Computadores para Inclusão, com foco na participação de órgãos estaduais na Política Nacional de Desfazimento de Bens e a ampla capacitação voltada ao mercado de trabalho, como complemento à capacitação já realizada nos CRCs.
Computadores para Inclusão
Desde sua criação, pela Lei nº 14.479, de 21 de dezembro de 2022, cerca de 33 mil computadores foram doados, beneficiando 717 municípios brasileiros. Foram ofertados 145 cursos, resultando na formação de mais de 23 mil alunos plenamente capacitados para o mercado de trabalho. Ao todo, 3 mil toneladas de resíduos eletrônicos foram descartadas de maneira correta e consciente.
Por: Ministério das Comunicações (MCom)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte