MCom participa do XIII Congresso Internacional de Espectro na Colômbia
O evento reúne representantes governamentais e de empresas privadas de telecomunicações da América Latina
O Ministério das Comunicações (MCom), participou do XIII Congresso Internacional de Espectro, promovido pela Agência Nacional de Espectro (ANE) da Colômbia, que ocorre entre os dias 3 e 4 de outubro em Bogotá. Com o tema “Conectividade social e transformação digital”, o evento reúne representantes governamentais e de empresas privadas de telecomunicações da América Latina e tem o objetivo de desenvolver uma colaboração internacional estratégica voltada para a administração, vigilância e controle do espectro.
O MCom foi representado, remotamente, pelo assessor do Departamento de Política Setorial, William Zambelli, que falou no painel sobre "Políticas, Planos e Programas de Conectividade para Colômbia". O assessor também abordou as políticas do governo brasileiro de conectividade que poderão ser utilizadas como exemplo, tal qual o Plano Nacional de Inclusão Digital, sobre as ações de conectividade advindas do Edital do 5G e a Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, que levará internet a mais de 138 mil instituições até 2026.
“De acordo com o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, além de universalizar a conectividade, o Escolas Conectadas vai promover a igualdade de oportunidades de acesso às tecnologias digitais no processo de aprendizagem. O MCom está comprometido com essa questão importante que é a conectividade”, afirmou o técnico.
O assessor destacou, ainda, a importância da troca de experiências com outros países para tratar de questões relacionadas com a conectividade, "principalmente neste momento, em que o governo da Colômbia está elaborando políticas públicas para cuidar do tema, e que fará o Leilão da Faixa do 5G em dezembro deste ano".
Por: Ministério das Comunicações
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte