Direitos humanos

MDHC realiza, nesta terça (10), posse dos 22 novos integrantes do CIAMP-Rua

Atividade será aberta a imprensa e contará com a presença do ministro Silvio Almeida

09/10/2023 12:22
MDHC realiza, nesta terça (10), posse dos 22 novos integrantes do CIAMP-Rua
Foto: Divulgação/MDHC

 

Nesta terça-feira (10), o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) promoverá a cerimônia de posse dos novos integrantes do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Nacional para População em Situação de Rua (CIAMP-Rua). Com a presença do ministro Silvio Almeida, o evento será aberto à imprensa e será realizado às 10h, no auditório do MDHC, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília (DF).

Para o biênio 2023-2025, a nova composição do colegiado, definida após assembleia nacional do dia 13 de setembro deste ano, terá ampliação da participação social. Foram eleitos seis representantes dos movimentos sociais e de cinco organizações da sociedade civil. No novo formato, o comitê contará com 11 representantes da sociedade civil e outros 11 do governo federal, no total de 22 integrantes do órgão colegiado que integra a estrutura do MDHC.

O CAMP-Rua atua no auxílio para construção da política pública desenvolvida para população em situação de rua, de forma intersetorial, garantindo o protagonismo da sociedade civil na elaboração e execução das ações. A Comissão será composta majoritariamente de pessoas que já tiveram algum tipo de trajetória de rua. Além da posse, as primeiras reuniões do colegiado também devem ser realizadas entre os dias 10 e 11 de outubro.

Haverá transmissão ao vivo pelo canal no YouTube do MDHC. Acesse aqui .

CIAMP-Rua

Compete ao CIAMP-Rua propor formas de estimular a criação, o fortalecimento e a integração entre os comitês estaduais, distrital e municipais de acompanhamento e monitoramento da Política Nacional para a População em Situação de Rua; organizar, periodicamente, encontros nacionais para avaliar e formular ações para a consolidação da Política Nacional para a População em Situação de Rua; e elaborar e aprovar o seu regimento interno.

Em sua estrutura, o MDHC coordena a construção do Plano de Ação e Monitoramento para efetivação da Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR), no âmbito do Decreto nº 11.341/2023. Pela primeira vez, a pasta instituiu uma diretoria específica para tratamento da pauta - a Diretoria de Promoção dos Direitos da População em Situação de Rua (DDPR), que é composta por duas coordenações-gerais e se insere no âmbito da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos.

Por: Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC)

 

Link: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2023/outubro/mdhc-realiza-nesta-terca-10-posse-dos-22-novos-integrantes-do-ciamp-rua
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte