MEC detalha passo a passo para adesão das redes à Enec
Para aderir à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas, redes estaduais e municipais deverão responder perguntas sobre contratações de conectividade e tecnologia
O Ministério da Educação (MEC) , em parceria com o Ministério das Comunicações ( M C om ) , criou tutorial para adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectada s ( E nec ) , que tem o objetivo de apoiar as escolas na contratação de internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação bá sica. O documento também tem uma seção de perguntas frequentes para apoiar as redes de ensino.
O manual , em oito passos, explica que a Estratégia busca garantir a equidade no acesso às tecnologias na escola e que o governo federal assumiu o compromisso de universalizar a conectividade para fins pedagógicos em todas as escolas públicas de educação básica do país até 2026. Para atingir es s e objetivo, a E nec vai d efinir, com base em parâmetros de referência, qual é a conectividade adequada para as escolas, de modo a garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula. Além disso, prevê a c oordena ção de todos os recursos e atores envolvidos no tema, para garanti r prioridade na conectividade.
Passo a passo – A adesão deve ser feita pelo secretário ou gestor de educação. O primeiro passo é acessar o Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação ( Simec ) , com CPF e senha. Em seguida, no segundo passo, é preciso clicar no menu superior no M ódulo E ne c , para ler as orientações iniciais da estratégia na aba “ Sobre a E ne c ” e verificar os document os que serão solicitadas ao longo do processo de adesão.
Na sequência está a aba “ Visão geral ” , para a visualiz ação d os dados públicos disponíveis sobre a situação de conectividade das escolas do estado ou município , que é o terceiro passo . Os dados se referem aos desafios que precisam ser solucionados para garantir uma escola conectada, como energia elétrica, tecnologia de acesso à banda larga fixa, velocidade d e conex ão e w i-fi . Além disso, é o ponto de partida para a definição de como os recursos serão alocados para solucionar esses desafios.
O quarto passo é fornecer , na aba “Diagnóstico”, seção “ Perguntas ” , informações mais detalhadas sobre os aspectos de conectividade da sua rede, como existência de contratos locais de conectividade de escolas, compra de dispositivos e programas de repasse de recursos para escolas. Após cada resposta, é preciso clicar no botão s alvar , para registrar os dados . A próxima pergunta só será liberada se a anterior for respondida .
Caso haja a indicação de políticas locais de conectividade, no quinto passo , é necessário anexar as documentações relacionadas, na seção “ Documentos Anexos ” , ainda na aba “ Diagnóstico ” , como , por exemplo, contratos ou termos de referência para aquisição/aluguel de infraestrutura de rede, contratação de link de internet e aquisição de dispositivos e equipamentos para as escolas .
O sexto passo, após envio dos dados de diagnóstico, é clicar na aba “Lista de escolas” , em que há uma lista pré -preenchida com as informações de conectividade levantadas para cada uma das escolas da rede. É necessário r evis ar as informações de cada uma das escolas, complementando com dados de número de anexos prediais, forma de contratação de internet pela escola e velocidade contratada. Caso a adesão seja de uma rede de ensino estadual, o gestor poderá filtrar as escolas por município.
Finalmente, a formalização da adesão à Estratégia Nacional de Escolas Conectadas será no sétimo passo . Na aba Adesão, é preciso ler o termo de adesão e fa zer a assinatura digital do documento. O oitavo e último passo é indicar, na aba “Contatos da Rede”, até duas pessoas que serão os pontos focais para recebimento de informações atualizadas sobre a Enec na rede de ensino .
Mais informações podem ser obtidas no número 0800616161 ou pelo chat Serviços do MEC.
Por: Ministério da Educação
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte