MEC e MinC iniciam seminário sobre cultura na EPT
Seminário Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica – Mundo do Trabalho em Cultura acontece até sexta (27), no edifício anexo do MEC, em Brasília (DF)
Em ação conjunta, o Ministério da Educação (MEC) e o Ministério da Cultura (MinC) iniciaram , nesta quarta-feira, 25 de outubro, o seminário “ Diálogos da Educação Profissional e Tecnológica – Mundo do Trabalho em Cultura ” . O evento re ú n e representantes da Rede Federal De Educação Profissional e Tecnológica . O seminário acontece até sexta-feira, 27 de outubro, no auditório do edifício a nexo do MEC, em Brasília (DF), com transmissão pela Eduplay .
A iniciativa é promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica ( Setec ) do MEC, em parceria com o MinC, por meio das s ecretarias de Audiovisual; de Economia Criativa e Fomento Cultural; de Formação, Livro e Leitura; e dos Comitês de Cultura. O objetivo é iniciar o diálogo com as instituições federais de EPT para um programa nacional de formação e de qualificação para o mundo do trabalho em cultura.
Para o secretário de EPT do MEC, Getúlio Marques Ferreira , o evento é uma oportunidade para dialogar acerca do ensino profissional e tecnológico no Brasil, desde a oferta de cursos nas áreas da cultura até a s políticas públicas para formação técnica em cultura. “São três dias em que poderemos ver a importância da economia criativa, do audiovisual, da cultura e da poesia na educação profissional . A lém d isso, discutir tudo aquilo que leva as pessoas a trabalharem com mais facilidade e envolvimento, formando cidadãos completos, com conhecimento em ciência, tecnologia, inovação e humanidade” , explicou .
Na cerimônia de abertura do seminário , Henilton Menezes , s ecretário de Eco n omia Criativa e Fomento Cultural do Minc, destacou que a parceria entre os dois ministérios no seminário é muito importante para a reconstrução d a cultura brasileira. “ Essa aproximação com as redes de educação profissional não é s ó oportuna , mas também imprescindível , por conta da retomada que o Ministério da Cultura está fazendo em todo o P a í s. Nós temos uma expectativa muito grande de oferecimento de recursos para est ados e mun icípios , e m toda prof issão cultural . I sso vai exigir do Min C promover a possibilidade dessas pessoas usarem esses recursos de forma adequada ” , ressaltou .
Maria Leopoldina Veras, presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ( Conif ) , também reforçou a importância da parceria entre MEC e Minc , especialmente no que diz respeito à formação de profissionais na área da cultura para atuar na educação . “ Pr ecisamos fortalecer essas discussões para que possamos ter, de fato, profissionais aptos para atuar com propriedade de conhecimento na educação” , afirmou .
Maria Soraya Franco Adriano, presidente do Conselho Nacional de Dirigentes das Escolas Técnicas Vinculadas às Universidades Federais ( Condetuf ), lembro u o desenvolvimento local que os arranjos produtivos , em arte e cultura, das escolas técnicas vinculadas levam às suas localidades. “Elas têm um grande impacto regional, sobretudo gerando emprego e renda” .
Participação – A mesa de abertura do evento também contou com a participação da diretora de Educação e Formação Artística do Ministério da Cultura, Naine Terena, que representou o secretário de Formação, Livro e Leitura , Fabiano Piúba .
Programação – A programação desta quarta -feira (25) contou com três painéis: “ A Cultura na Rede Federal de EPT ” , “ Formação Profissional e Tecnológica para o Audiovisual ” e “ Gestão de Redes de Cinemas Públicos ” .
N a quinta-feira (26), segundo dia do evento, os participantes debaterão acerca dos planos de cultura d as redes, com os painéis: “ Implementação de Salas de Cinema e Adaptação de Auditórios ” e “ Programação e Formação de Público nas Salas de Cinema na Rede Federal de EPT ” .
No dia 27, sexta-feira, os painéis abordarão os temas : “ Desafios do Mundo do Trabalho em Cultura ” , “ Verticalização da Oferta de Cursos do Eixo de Produção Cultural e Design ” , “ Extensão e Cultura nos IFs ” e “ Formação em Cultura e o Mundo do Trabalho ”.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte