MEC participa de Congresso Internacional de Alfabetização na Argentina
Objetivo do encontro é o intercâmbio de experiências, perspectivas e metodologias nas temáticas de alfabetização, leitura e escrita
O Ministério da Educação (MEC) participou do Congresso Internacional de Alfabetização, Leitura e Escrita, em Mendoza, na Argentina , e foi representado pela secretária executiva Izolda Cela. O encontro se propõe a ser um espaço de investigação e avaliação de três temáticas: alfabetização, leitura e escrita. Também busca a troca de experiências, perspectivas e metodologias de trabalho interdisciplinar, realizada por líderes, especialistas e docentes da educação a nível local, nacional e internacional.
Izolda Cela, e m sua palestra, destacou o compromisso do M inistério de garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao final do segundo ano do ensino fundamental. Ela detalhou o Compromisso Nacional Criança Alfabetizada para gestores e especialistas de diversas nações, assim como ressaltou a importância de se assegurar o direito à educação para o desenvolvimento econômico e social das nações. “O direito à educação é uma das garantias fundamentais para termos uma sociedade mais igualitária e justa”, afirmou .
Congresso Internacional – O Congresso Internacional de Alfabetização, Leitura e Escrita é realizado pela Direção Geral de Escolas (DGE) , da Província de Mendoza, na Argentina, e pel o Banco Mundial. Nes s a segunda edição, o encontro se fundamenta em três temas centrais: desafios prioritários na atenção à alfabetização ; sistemas de informação nominal e sua repercussão na gestão de políticas de alfabetização; e priorização da alfabetização em contextos de crises. O evento reúne gestores e especialistas de países como Uruguai, Paraguai, Equador, Honduras, Estados Unidos, Portugal, México, além da Argentina.
Por: Ministério da Educação (MEC)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte