MEsp realiza oficina de conscientização sobre assédio moral e sexual
Evento realizado pela Ouvidoria do Ministério contou com a participação de servidores e colaboradores do órgão
A Ouvidoria do Ministério do Esporte (MEsp) promoveu, nesta semana, a "Oficina sobre Assédio Moral e Sexual", com objetivo de apresentar conceitos e alinhar entendimentos sobre o tema, além de promover a conscientização sobre a importância da prevenção desse tipo de prática.
O evento, conduzido pelo Ouvidor do MEsp, Aureliano Vogado Rodrigues Junior, contou com a participação de servidores e colaboradores do órgão, que tiveram a oportunidade de entender como práticas de assédio moral e de assédio sexual podem se manifestar dentro do ambiente de trabalho, além de se informar sobre ferramentas e estratégias para coibir tais ações.
Além de destacar a importância do “Guia Lilás”, publicado pela Controladoria-Geral da União (CGU), como referência na prevenção e tratamento ao assédio moral e sexual no Governo Federal, Aureliano ressaltou também a contribuição da técnica de comunicação não violenta para um ambiente de trabalho seguro e respeitoso.
O Ouvidor destacou a importância do evento, afirmando que “o objetivo da oficina foi alinhar entendimento, sensibilizar os envolvidos da importância de abordarmos o tema do assédio, de forma geral, e compartilharmos o que discutimos com aqueles que não puderam estar presentes”. Segundo ele, a palavra que mais define a prevenção ao assédio é “respeito”.
A palestra reforçou a importância do respeito mútuo como base para relações laborais saudáveis e produtivas, e deixou uma mensagem clara de que o combate ao assédio é responsabilidade de todos.
A Ouvidoria do Ministério do Esporte planeja continuar promovendo ações educativas e preventivas como essa, reforçando o compromisso com a construção de ambientes de trabalho mais seguros e respeitosos.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte