Ministério da Previdência e INSS anunciam ações regionalizadas de perícia médica
Atendimentos vão começar pela região Nordeste na agência do INSS de Maceió. Estão previstos mais de 3 mil atendimentos
O Ministério da Previdência Social, por meio do Departamento de Perícia Médica Federal, e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) preparam mutirões regionalizados para atender segurados que aguardam atendimento de perícia médica há mais de 45 dias. O trabalho começará pelo Nordeste, sendo Maceió (AL) a primeira cidade a ser contemplada. De 23 a 29 de outubro mais de 3 mil exames serão realizados na agência Jatiúca. O próprio segurado poderá pedir a antecipação do exame.
Depois os atendimentos seguirão para Aracaju (SE), Arapiraca (AL), Barreiras (BA), Campina Grande (PB), Ouricuri (PE), Fortaleza, Sobral e Caucaia (CE) e Timon (MA).
"É a primeira vez que se faz uma frente de mutirões nesse formato. Montamos uma força nacional da perícia médica com peritos de outras regiões, sobretudo do Sul do país para entregar algo muito acima da média esperada. Serão dias seguidos de perícias em capitais que concentram agendamentos para datas mais distantes”, explica o secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal.
O presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, afirmou que todo o apoio necessário, tanto em termos de estrutura quanto de pessoal, será fornecido. “As gerências-executivas que receberão os peritos médicos estão trabalhando para expandir as instalações e garantir um atendimento ágil e humanizado. Também contaremos com a colaboração de prefeituras e de outros órgãos interessados em se juntar a essa caravana da cidadania”, afirma.
Portal explica que as capitais serão atendidas por médicos peritos do Sul do país e nas demais cidades os peritos regionais farão os atendimentos, que vão ocorrer ao longo de novembro também.
"Nosso objetivo é derrubar estoques de agendamentos nas capitais, que têm mais de 50% das perícias agendada", finaliza Adroaldo Portal.
As perícias médicas podem ser feitas por agendamento prévio pela Central 135, aplicativo Meu INSS ou no site meu.inss.gov.br .
Programa de enfrentamento
A ação regionalizada faz parte do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), que desde junho vem realizando atendimentos de avaliação social, administrativo e perícias médicas em diversas regiões do país.
O mutirão em Maceió seguirá o mesmo molde do que está em andamento no Maranhão, que até o dia 25 estima atender mais de mil pessoas na Agência da Previdência Social Bom Menino, localizada no Centro de São Luís.
Por: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte