Esporte

Ministério do Esporte participa de audiência na Câmara dos Deputados

O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, José Luís Ferrarezi, defendeu a unificação de soluções para todo o Brasil, pontuou ações educativas da pasta pela promoção da paz

03/10/2023 15:13
Ministério do Esporte participa de audiência na Câmara dos Deputados
Foto: Divulgação/MEsp

 

O secretário nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, do Ministério do Esporte participou, nesta terça-feira (03.10), de audiência pública na Comissão de Esporte da Câmara dos Deputados para debater o aprimoramento da legislação brasileira visando erradicar a violência por ocasião de competições esportivas. A reunião aconteceu a pedido do deputado Ismael Alexandrino.

O secretário Ferrarezi destacou a presença das torcidas organizadas, além das entidades e instituições parceiras sem as quais não será possível a federalização do debate e as soluções conjuntas para um problema que é nacional.

"A inclusão das torcidas neste debate é fundamental e tenho certeza de que junto à CBF, ao Ministério da Justiça e com as contribuições da Frente Parlamentar pela Modernização do Futebol, nós temos condições de obter avanços", pontuou.

O representante do Ministério do Esporte disse ainda que é fundamental federalizar as medidas de combate à violência no esporte e se colocou contrário às torcidas únicas nos estádios.

"Jogos e grandes clássicos com torcida única é o mesmo que negar a existência do outro. É um péssimo exemplo para nossos filhos admitirmos que não dá para conviver. Na verdade, não dá para negar o outro, porque só existe jogo se o outro estiver ali", prosseguiu o secretário.

Ferrarezi defendeu também a volta das famílias aos estádios em setores especiais mistos e enfatizou as ações educativas que estarão presentes em todos os programas do Ministério do Esporte.

"Para receber verbas do Governo Federal os projetos precisam ter ações educativas que não são apenas sobre segurança e apenas no ambiente dos estádios. Eles precisam incluir combate ao racismo, à LGBTQIA+fobia, esporte sem assédio e violência contra a mulher, além de promover uma cultura de paz. E com isso, o MEsp, o ministro André Fufuca e o governo Lula estão comprometidos", disse concluiu.

Participaram da mesa o secretário nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Carlos Eduardo Sobral; o secretário geral da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Alcino Reis Rocha; o presidente da Associação Nacional das Torcidas Organizadas do Brasil (Anatorg), Luiz Cláudio do Carmo, e o diretor da associação Brasileira de Cronistas Esportivos, Bruno Henrique de Moura.

Marcaram presença na sessão representantes das torcidas organizadas Máfia Azul (Cruzeiro), Rasta e Força Jovem (Vasco da Gama), Dragões da Real e Dragões Atleticanos (Atlético/GO) e Facção (Brasiliense).

Pelo MEsp, estiveram presentes a diretora de Políticas de Futebol e Promoção do Futebol Feminino, Sandra Santoso; o diretor de Defesa dos Direitos do Torcedor, Ronaldo Tavares; a coordenadora-geral de Futebol Feminino, Christhiane Souza; e o coordenador-geral de Modernização da Gestão do Futebol e Assuntos Normativos da Autoridade Pública de Governança do Futebol (APFut), Thiago Teixeira.

Por: ministério do Esporte (MEsp)

Link: https://www.gov.br/esporte/pt-br/noticias-e-conteudos/esporte/ministerio-do-esporte-participa-de-audiencia-na-camara-dos-deputados-contra-a-violencia-em-competicoes-esportivas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte