Ministério do Esporte participa do lançamento da Casa Brasil, no Chile
Projeto do Comitê Olímpico do Brasil (COB), a Casa Brasil tem o intuito de abrigar e divulgar as tradições brasileiras no âmbito esportivo, cultural e gastronômico
O ministro do Esporte, André Fufuca, está no Chile para acompanhar, nesta sexta-feira (20/10), a abertura dos Jogos Pan-Americanos, que contarão com a presença da maior delegação de atletas da história do Brasil em uma competição no exterior. São 635 esportistas, contando os reservas, que vão disputar 60 modalidades. Fufuca aproveitou a oportunidade para visitar a Casa Brasil, em Santiago, projeto do Comitê Olímpico do Brasil (COB) que divulgará a cultura brasileira em suas mais diversas manifestações durante o período dos jogos.
"Hoje a gente vem aqui na abertura da Casa Brasil, numa iniciativa do COB, que faz o Brasil ser o único país a ter um espaço dedicado a sua nacionalidade para atletas, brasileiros e todos que quiserem contato com a nossa cultura. O Brasil vem com força total em todos os esportes pra fazer história. Com atletas e depois com nossos paratletas, no Parapan", afirmou o ministro.
A Casa Brasil está localizada no Parque Araucano, no moderno bairro de Las Condes. A proposta é reunir cultura, turismo, esporte e entretenimento ao longo do Pan em Santiago. Com capacidade para 500 pessoas, contará com uma programação de shows e eventos com foco na cultura brasileira, gastronomia e exposições que valorizam o movimento olímpico. Está prevista também a presença de atletas durante a pós competição.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, destaca que a Casa Brasil é um importante cartão de visita do nosso país em Santiago. "Viemos em uma delegação grandiosa em número e qualidade e o espaço da Casa Brasil reflete a importância que o Brasil dá à sua representação nas disputas e também na promoção da sua imagem e de toda a nossa cultura", declarou o presidente.
Pan do Chile
O Brasil chega ao Chile com 635 atletas, a maior delegação da história do país em uma competição no exterior. Desse total, 469 recebem o Bolsa Atleta, um dos maiores programas de apoio a esportistas no mundo. "O Ministério do Esporte, em nome do presidente Lula, vem ajudando muito. Acabamos de ter recorde no número de atletas beneficiados pelo Bolsa Atleta, ano que vem chegaremos a mais de dez mil. Oitenta por cento dos atletas que ganharam medalhas no último Pan, em Lima, foram beneficiados pelo Bolsa Atleta”, declarou o ministro Fufuca.
Os Jogos de Santiago contarão com mais de 8.000 esportistas de 41 países diferentes e é o maior evento multiesportivo que o Chile já realizou. Os Jogos Pan-Americanos reúnem diversos países do continente para disputa em várias modalidades, 21 delas garantem vaga direta para os Jogos Olímpicos de Paris em 2024 e outras 12 contam pontos para o ranking e também podem garantir a vaga.
Por: Ministério do Esporte (MEsp)
Edição: Yara Aquino
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte