Evento internacional debate desenvolvimento urbano sustentável
Debate vai gerar insumos, sob a ótica da justiça climática, para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano
O Ministério das Cidades (MCid) promove nesta quarta-feira (4), no auditório da Aliança Francesa, em Brasília, o evento “Justiça Climática em Cidades: Ações para Tornar as Cidades Mais Equitativas e Sustentáveis”, com a participação de especialistas, autoridades do Governo Federal e tomadores de decisão em vários níveis. O evento é organizado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (SNDUM), do Ministério, e pela WRI Brasil.
O evento, restrito para convidados, visa gerar insumos para a construção da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), sob a ótica da justiça climática, a partir de debates entre tomadores de decisão dos níveis federal e municipal e especialistas sobre como incorporar a justiça climática na PNDU, a partir das políticas setoriais em desenvolvimento pelo governo federal.
Serão dois turnos; pela manhã, das 9h às 12h30, haverá um painel para 80 convidados, entre autoridades do Governo Federal, técnicos, prefeitos, secretários municipais, onde serão apresentados conteúdos institucionais e apresentações de especialistas sobre a PNDU, justiça climática e ações para tornar as cidades justas e sustentáveis. À tarde, das 14h30 às 18h30, a WRI Brasil fará um workshop para membros do governo sobre como incorporar a justiça climática e o acesso a serviços básicos na discussão da PNDU, com o objetivo de colher contribuições de pastas do MCid, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Ministério do Meio Ambiente (MMA) e Ministério da Fazenda.
Participam do evento, representando o MCid, o secretário-executivo, Hildo Rocha, o secretário nacional de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Carlos Tome Júnior, o secretário nacional de Habitação, Hailton Almeida, o secretário nacional de Periferias, Guilherme Simões, o secretário nacional de Saneamento, Leonardo Picciani, e o secretário nacional de Mobilidade Urbana, Denis Andia.
Sobre a PNDU
A PNDU é uma política de caráter interfederativo, intersetorial e multiescalar devido às competências alocadas nos três níveis federativos, em especial o municipal, responsável legal pela execução da política urbana. O escopo específico da PNDU é a estruturação e o ordenamento do território, orientado para a redução das desigualdades socioespaciais nas cidades brasileiras.
Por: Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte