Ministra Cida Gonçalves recebe prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós
Outras quatro mulheres foram agraciadas, entre elas a ex-presidenta do STF Rosa Weber
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, foi uma das agraciadas pelo Prêmio Mulher-Cidadã Carlota Pereira de Queirós 2023, entregue na quarta-feira (25), em sessão solene no plenário da Câmara dos Deputados. Ao agradecer a premiação, ela lembrou a feliz coincidência de a entrega do prêmio ter acontecido justamente no dia do lançamento da iniciativa Brasil sem Misoginia. “Esperamos que a país não aceite mais a violência, a discriminação e o preconceito contra as mulheres”, conclamou a ministra.
Também foram homenageadas a economista e empresária Flávia Gonzaga Costa Chagas, a advogada Leila de Andrade Linhares Barsted, a ex-prefeita de Fortaleza Maria Luiza Fontenele e a ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Rosa Weber.
Instituído em 2003 pela Câmara dos Deputados, o Prêmio Carlota Pereira de Queirós é conferido anualmente a cinco mulheres, de diferentes áreas de atuação, que se destacam na defesa do exercício da cidadania, dos direitos da mulher e outras questões de gênero.
Carlota Pereira de Queirós foi a primeira brasileira a ocupar uma cadeira na Câmara dos Deputados, a partir de 1034, quando integrou a Comissão de Saúde e Educação da Assembleia Nacional Constituinte. Antes disso, se destacou como voluntária, à frente de 700 mulheres, no movimento de assistência aos feridos na Revolução Constitucionalista de 1932. Permaneceu na Câmara até 1937, quando foi instaurado o Estado Novo (1937-1945), período em que lutou pela redemocratização do país.
Por: Ministério das Mulheres
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte