MJSP apoia operação contra lavagem de dinheiro com ações em 14 estados
Organização criminosa movimentou quase meio bilhão de reais
Com o apoio da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública (Senasp/MJSP), a Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, nesta quarta-feira (25), a 74ª fase da Operação Helicóptero, que visa à desarticulação de organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro com atuação em todo o Brasil.
Ao todo, foram cumpridos 66 mandados de prisão e 84 de busca e apreensão domiciliar, sequestro de veículos e imóveis, bloqueio judicial de ativos financeiros e criptoativos e revogação do registro e/ou porte de arma de fogo.
As diligências ocorreram em 14 estados (Amazonas, Piauí, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, São Paulo, Ceará, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Pará e Paraíba). No total, 140 pessoas são investigadas. Em 1 ano, a movimentação financeira dos criminosos foi de quase meio bilhão de reais.
A operação faz parte do projeto Impulse, inserido no Programa Nacional de Combate às Organizações Criminosas (Enfoc). A Polícia Federal assessorou operacionalmente as polícias estaduais, por meio da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).
A investigação
A Operação Helicóptero quando um homem foi preso em flagrante com 23 quilos de cocaína no bairro Jardim São Paulo, em Recife (PE). Durante a investigação, a Polícia Civil identificou um esquema criminoso envolvendo tráfico de drogas e lavagem de dinheiro e, a partir daí, chegou aos demais membros da organização.
Conforme a apuração da polícia, foram realizadas movimentações financeiras com presidiários do estado de Pernambuco e com pessoas com histórico criminal por tráfico de drogas. Também foram identificadas empresas fantasmas e de fachada que receberam altos valores dos investigados.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte