MJSP dá início a curso para aumentar taxa de esclarecimento de casos de homicídios
Objetivo é capacitar policiais civis com técnicas de coleta de dados, vestígios e indícios, além de qualificar o conjunto probatório, visando mais eficiência às investigações
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promove, até sexta-feira (27), a 1ª Edição do curso básico de Investigação de Homicídios, que visa aumentar a taxa de esclarecimento de homicídios, através da capacitação de delegados e agentes/investigadores da Polícia Civil, em atendimento ao Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social (PNSPDS). Participam do curso 24 Chefes de Delegacias de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP).
A capacitação visa a utilização de conceitos, técnicas e procedimentos padronizados que deem mais eficiência à coleta de dados, vestígios e indícios, bem como a análise do conjunto probatório. No total, serão 40 horas/aula, que abordarão, entre outros temas, o panorama das mortes violentas intencionais, organizações criminosas e mortes violentas, aspectos legais, técnicos e investigativos dos exames periciais, técnicas de interrogatório, recursos tecnológicos aplicados e legislação.
"Estamos comprometidos em fortalecer a capacidade de investigação de homicídios para aumentar significativamente a taxa de esclarecimento no país. Por meio deste curso básico, estamos capacitando nossos delegados e agentes com as melhores práticas em coleta de dados, análise de provas e uso de tecnologia, garantindo assim investigações mais eficientes para promover a segurança da sociedade”, ressaltou a diretora do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), Isabel Seixas de Figueiredo.
O curso básico de investigação de homicídios faz parte da implementação do Projeto de Fortalecimento da Capacidade de Investigação de Homicídios pelas Unidades Especializadas, iniciado pela Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dsusp/Senasp/MJSP), e cujo objetivo é aumentar a taxa de esclarecimento de homicídios em âmbito nacional, através de atuação integrada dos poderes executivos federal, estadual, distrital e municipal, do Poder Judiciário, do Ministério Público Estadual, organizações da sociedade civil (OSC), organizações não governamentais (ONGS) e da sociedade em geral.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte