Justiça

MJSP promove reunião para debater padronização de indicadores de mortes violentas intencionais

Encontro faz parte da 1ª edição do curso básico de Investigação de Homicídios, que acontece em Salvador

30/10/2023 11:01
MJSP promove reunião para debater padronização de indicadores de mortes violentas intencionais

 

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu, na sexta-feira (27), reunião técnica entre diretores de Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs) das Polícias Civis de todo o Brasil, em Salvador (BA).

O encontro fez parte da 1ª Edição do Curso Básico de Investigação de Homicídios, que visa à utilização de conceitos, técnicas e procedimentos padronizados que deem mais eficiência à coleta de dados, vestígios e indícios, bem como análise do conjunto probatório.

O objetivo da reunião da última sexta-feira foi discutir modelos e formas de mensuração de homicídios. Atualmente, as Polícias Civis do país utilizam métodos que diferem na forma de coleta e na contabilização dos números referentes aos registros de mortes violentas e elucidação desses crimes, o que dificulta a qualidade dos dados e comparação entre os estados. O grupo voltará a reunir-se para dar seguimento às discussões de protocolo.

Para a Diretora da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dsusp/Senasp), Isabel Figueiredo, o evento é um avanço na busca por uma padronização que permita maior taxa de elucidação de homicídios. “Com ele será possível o aperfeiçoamento e alinhamento dos dados que subsidiarão as ações integradas em cada estado da nossa federação”, ressaltou.

O Curso Básico de Investigação de Homicídios compõe o Projeto de Fortalecimento da Capacidade de Investigação de Homicídios pela Senasp.

Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) 

 

Link: https://www.gov.br/mj/pt-br/assuntos/noticias/mjsp-promove-reuniao-para-debater-padronizacao-de-indicadores-de-mortes-violentas-intencionais
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte