MJSP promove reunião para debater padronização de indicadores de mortes violentas intencionais
Encontro faz parte da 1ª edição do curso básico de Investigação de Homicídios, que acontece em Salvador
O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) promoveu, na sexta-feira (27), reunião técnica entre diretores de Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPPs) das Polícias Civis de todo o Brasil, em Salvador (BA).
O encontro fez parte da 1ª Edição do Curso Básico de Investigação de Homicídios, que visa à utilização de conceitos, técnicas e procedimentos padronizados que deem mais eficiência à coleta de dados, vestígios e indícios, bem como análise do conjunto probatório.
O objetivo da reunião da última sexta-feira foi discutir modelos e formas de mensuração de homicídios. Atualmente, as Polícias Civis do país utilizam métodos que diferem na forma de coleta e na contabilização dos números referentes aos registros de mortes violentas e elucidação desses crimes, o que dificulta a qualidade dos dados e comparação entre os estados. O grupo voltará a reunir-se para dar seguimento às discussões de protocolo.
Para a Diretora da Diretoria do Sistema Único de Segurança Pública da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Dsusp/Senasp), Isabel Figueiredo, o evento é um avanço na busca por uma padronização que permita maior taxa de elucidação de homicídios. “Com ele será possível o aperfeiçoamento e alinhamento dos dados que subsidiarão as ações integradas em cada estado da nossa federação”, ressaltou.
O Curso Básico de Investigação de Homicídios compõe o Projeto de Fortalecimento da Capacidade de Investigação de Homicídios pela Senasp.
Por: Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP)
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte