MME reafirma cooperação com Alemanha no setor de energia
No encontro foi destacado o compromisso bilateral na construção da cooperação principalmente na transição energética
O Ministério de Minas e Energia (MME) reafirmou a parcerias com a Alemanha no setor de energia e estabeleceu novas frentes de cooperação. Durante reunião com a Secretária de Estado Parlamentar do Ministério Federal de Assuntos Econômicos e Ação Climática da Alemanha, Franziska Brantner e a comitiva alemã, realizada nesta sexta-feira (27/10), foi destacado o compromisso bilateral na construção da cooperação com foco na transição energética.
Na ocasião, foram firmadas duas parcerias para grupos de trabalho com temas de transição energética justa e inclusiva e também de energia limpa e descarbonização na indústria. “Essa atualização dos grupos de trabalho é oportuna no momento em que a transição energética avança no Brasil, trazendo novos desafios e complexidade, que demandam forte diálogo com a sociedade”, avaliou o secretário Nacional de Transição Energética e Planejamento, Thiago Barral.
Representando o MME, Barral destacou a importância do assunto que o governo brasileiro e o ministro Alexandre Silveira têm falado em uma transição energética justa e inclusiva. “Precisamos garantir que a população se beneficie no curto e no longo prazo, considerando o lado social, econômico e ambiental”, pontuou.
“Cada vez mais a sociedade está buscando entender o que é a transição energética e como influenciar para que ela se reverta em oportunidades concretas de combate às desigualdades sociais e regionais e geração de empregos e renda”, completou o secretário do MME.
Ainda durante o encontro, Barral citou algumas ações que o MME tem trabalhado para o desenvolvimento de políticas públicas, como um marco regulatório para a transição energética. Além do Plano de Investimentos em Transmissão para integrar a energia renovável do país, o secretário destacou ainda o Programa Energias da Amazônia, o Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2) e o Programa Combustível do Futuro.
Por: Ministério de Minas e Energia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte