Cultura

Mostra na CAIXA Cultural Recife homenageia Adélia Sampaio, primeira cineasta negra do Brasil

Programação gratuita integra a Mostra Sétima Arte Feminina, do Museu das Mulheres, com exibição de filmes, oficina, curso e bate-papos                                                                       […]

25/10/2023 10:53
Mostra na CAIXA Cultural Recife homenageia Adélia Sampaio, primeira cineasta negra do Brasil
Foto: Divulgação/Caixa

 

A CAIXA Cultural Recife recebe a Mostra Sétima Arte Feminina: o cinema de Adélia Sampaio , de 24 de outubro a 5 de novembro, com entrada gratuita. A programação inclui ações presenciais e virtuais e celebra a contribuição da cineasta, que foi a primeira mulher negra a dirigir um longa-metragem no Brasil. O projeto tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal.

Falar de cinema autoral de mulheres no Brasil é falar de Adélia Sampaio. Seu filme de estreia, “Amor Maldito” (1984), tornou-se um marco para o cinema nacional, abrindo espaço para outras mulheres negras e ampliando as possibilidades narrativas da nossa cinematografia.

A programação da mostra, idealizada pelo Museu das Mulheres e com curadoria de Sissa Aneleh, traz entre os filmes em destaque os curtas “Adulto Não Brinca”, “Denúncia Vazia”, “O Mundo de Dentro” e “Scliar”, e o longa “Amor Maldito”, com exibições de quarta a sábado. Além das sessões de cinema, serão realizadas atividades formativas, como oficinas, cursos e bate-papos, e encontros com a diretora, que tem mais de 50 anos de carreira e que participou do movimento do Cinema Novo, na década de 1960.

No dia 27 de outubro (sexta-feira), a sessão especial do longa “Amor Maldito” será seguida de bate-papo com Adélia Sampaio, a partir das 18h. A cineasta ainda participa de uma conversa com o público, no dia 28 (sábado), durante a oficina presencial de colagem ministrada por Ana Brito, a partir das 16h30. A programação completa está disponível no site da CAIXA Cultural .

No âmbito da formação, o público poderá participar de duas atividades virtuais: a oficina “Protagonismo Feminino no Cinema Brasileiro – a obra de Adélia Sampaio”, ministrada por Yasmine Evaristo, no dia 30 de outubro (segunda), às 18h30, e o curso “Construção de personagens afirmativas numa perspectiva decolonial”, ministrado por Lorenna Montenegro, de 3 a 5 de novembro (sexta a domingo). As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site da CAIXA Cultural .

Sobre Adélia Sampaio :

Mineira radicada no Rio de Janeiro, Adélia Sampaio nasceu em 1944 e conheceu o cinema aos 13 anos de idade. Conduzida ao cinema pela irmã, a partir desse dia teve certeza que trabalharia na área. Ao longo da carreira, atuou nas áreas de produção, continuidade, câmera, direção de arte, roteiro e montagem, em uma trajetória que conta com mais de 70 produções com sua participação profissional.

Conhecedora do cinema, tornou-se diretora de seus próprios filmes, afirmando-se no cinema ficcional contemporâneo, com passagens pelo cinema documental. Sua filmografia inclui a direção e o roteiro dos curtas-metragens de ficção “Denúncia Vazia” (1979) e “Adulto Não Brinca” (1981); o documental “Scliar” (1991) e o também ficcional, “O Mundo de Dentro” (2012).

Sobre a Mostra Sétima Arte Feminina:

A Mostra Sétima Arte Feminina é um projeto elaborado pela área de cinema do Museu das Mulheres que consiste numa série de mostras individuais em homenagem às mulheres pioneiras e protagonistas do cinema brasileiro. A primeira mostra “Sétima Arte Feminina: o cinema de Adélia Sampaio” traz o pioneirismo feminino negro para homenagear a primeira cineasta negra brasileira.

Primeiro museu dedicado às mulheres no Brasil, o Museu das Mulheres, com codinome ((das)), é um espaço de modelo híbrido com programação artística, educativa e cultural, com projeto imersivo e interativo no metaverso. Possui as áreas de exposições, cinema, pesquisa e acervo, com programa educativo e editora. Mais informações podem ser acessadas no site Museu das Mulheres e no perfil do Instagram @museudasmulheres_oficial.

Sobre a curadora Sissa Aneleh:

É fundadora, diretora e curadora geral do Museu das Mulheres, além de doutora e mestra em Artes, historiadora da Arte, professora universitária, diretora artística, documentarista e curadora de artes visuais e de cinema. Sua pesquisa aborda a história da arte, mulheres artistas, arte brasileira, arte decolonial, cinema feminino e poéticas curatoriais.

Por: Caixa Econômica Federal 

Link: https://caixanoticias.caixa.gov.br/noticia/35008/mostra-na-caixa-cultural-recife-homenageia-adelia-sampaio-primeira-cineasta-negra-do-brasil
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte